Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Aparelho dental para crianças

Os dentes de leite vão dando lugar a dentição definitiva e você vem percebendo que o novo sorriso do seu filho não parece tão alinhado quanto antes? Nada de ignorar os sinais, talvez ele precise de um aparelho dental para crianças.

Deixar a visita ao dentista para depois é a pior alternativa, pois agrava-se a situação e prolonga-se significativamente a duração do tratamento.

Aqui nesse artigo tentarei explicar as causas, as formas de prevenção e também qual a melhor opção de tratamento para o seu filho(a). Fique ligado!

Afinal, por que os dentes entortam?

Há muitos fatores que podem colaborar para que a criança tenha dentes tortos. Entre os motivos mais comuns estão:

  • Genética

As crianças herdam o padrão de dentes dos pais, como o tamanho da dentição e dos ossos maxilares, que podem não ser compatíveis.

Imagine a situação de um recém-nascido que terá dentes grandes, devido à genética do pai, aliados à maxilares menores, por parte da mãe. A boca da criança ficará com pouco espaço para os dentes, portanto eles nascerão tortos.

  • Certos hábitos

Algumas manias da criança podem comprometer o alinhamento dos dentes, como chupar o dedo, usar chupeta ou pressionar a língua contra os dentes. Respirar pela boca é um outro exemplo de hábito que interfere no alinhamento. Isso acontece porque o maxilar das crianças está em crescimento, assim a respiração inadequada pode influenciar o modo que a mandíbula cresce.

Lembrando que o ato de chupar a chupeta ou o dedo não é nenhuma anormalidade, afinal de 60% a 70% dos bebês necessitam dessa sucção não nutritiva e abandonam espontaneamente esses hábitos até os 4 anos de idade. O perigo começa quando esse costume permanece por mais tempo. Então é preciso a implementação do aparelho dental para crianças.

Como abandonar a chupeta sem estresse?

Jogar o acessório fora sem avisar não é a melhor atitude! Os pais ficam preocupados no momento de retirar a chupeta, mas o importante nesta hora é não causar traumas.

Por isso, vá afastando aos poucos até o seu filho não sentir mais falta. Conversar também ajuda. Se o pequeno apresentar resistência, procure ajuda de um especialista, profissionais como eu estão aqui para te ajudar. Desta forma a criança não corre o risco de ter problemas bucais e encara de forma positiva a perda do acessório.

Devolvendo a harmonia do sorriso com aparelho dental

Mas se os dentes já estão tortos, não tem jeito. Com a finalidade de corrigir problemas de má oclusão e devolver a harmonia do sorriso, o aparelho dental para crianças é uma solução para lá de confiável e segura nessa situação.

O tratamento pode acontecer em qualquer fase da vida se for necessário. Entretanto, sabe-se que é na infância o momento mais adequado de intervir na dentição em termos de ganho e agilidade.

Qual a hora ideal para o uso do aparelho dental?

Essa pergunta para quem trabalha com prevenção como eu pode ter até uma resposta inusitada. Imagine que seu filho – por postura errada durante a amamentação natural ou artificial – começa a trazer o queixo ou a língua para a frente, instalando um hábito de respirar e engolir errado. Já aí começa o nosso trabalho.

Com exercícios de fisioterapia e instrumentos simples (como uma espátula  de madeira que vai funcionar como um aparelho), devolvemos a forma e função adequadas.

Uma boa fase de se fazer uma avaliação é por volta dos três anos quando a dentição de leite já está completa. De qualquer forma, friso aqui mais uma vez que é de extrema importância consultar um especialista desde cedo, indo ao dentista desde os três meses de idade, com intervalos de 6 meses entre as  consultas.

Outro período crítico é o período de troca dos dentes, por volta dos 6 anos. O especialista consegue ver se haverá espaço para todos os dentes ou se o aparelho dental para crianças será necessário. Será avaliado o perfil de seu filho, assimetrias e muitas coisas que podem ser corrigidas e fazer uma grande diferença quando ele crescer.

Pensando no futuro do seu filho

Até mesmo os dentes de leite podem apresentar irregularidades, sendo um indício de imperfeições na dentição permanente que ainda irá se desenvolver. Nesse caso, já posso interceptar o problema indicando o uso de algum aparelhinho, ou até removendo hábitos que mencionei anteriormente, como a chupeta, por exemplo, de modo a prevenir ou eliminar problemas futuros.

Outros motivos para adotar o tratamento ortodôntico

Você sabia que a criança pode desenvolver outros problemas decorrentes dos dentes tortos? Um problema muito comum é o de mordida aberta, onde após o hábito ter sido removido, é preciso lançar mão do uso de algum tipo de aparelho para que essa mordida se feche e o crescimento da parte óssea seja adequado.

Há também a mordida cruzada, quando dentes de cima do maxilar e de baixo da mandíbula se encaixam de maneira inadequada. Isso, muitas das vezes, provoca um desvio mandibular e o crescimento do rosto passa a ser maior de um lado do que do outro.

A falta de espaço que acontece na troca dos dentes de leite pelos permanentes é outro cenário bem comum na infância. Nesse momento, é muito importante fazer o procedimento de expansão para que os permanentes consigam nascer no lugar correto.

Para uma vida mais saudável e livre de constrangimentos

Deu para perceber que visitas regulares ao dentista e o uso do aparelho dental são essenciais para prevenir a falta de espaço para os dentes na fase adulta que, consequentemente, evita problemas articulares e musculares, não é?

Vale lembrar que cada criança tem uma herança genética de crescimento que define o posicionamento e o relacionamento das bases ósseas da parte de cima e de baixo do sorriso. E, dependendo de como é esse encaixe, é mais do que necessário agir ainda nessa fase da primeira infância.

Por todos esses motivos, não deixe de agendar já uma consulta. Estou ansiosa para conhecer você e te ajudar a promover ao seu filho uma dentição bonita e saudável.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *