Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Congresso de ortodontia nos EUA aponta tendências em bioestética

A Dra. Simone Prada, responsável pela criação deste blog para disseminação do conceito de Bioestética do Sorriso aqui no Brasil, esteve presente em um Congresso de ortodontia nos EUA, em Fort Lauderdale. Ele foi organizado pela Roth Willians International Society of Orthodontists (http://www.rwiso.org). Sua história com a instituição não é recente, mas ela está sempre em busca de atualização.

O conceito da Roth Willians é bem semelhante ao da OBI Foundation for Bioesthetic Dentistry (https://www.bioesthetics.com), que é formada por protesistas, mas que assim como a Roth e a Doutora querem trabalhar e disseminar o conceito da Bioestética do Sorriso.

Em resumo, o congresso abordou alguns temas bem relevantes, que vamos mostrar aqui em tópicos e aprofundar ao longo dos posts!

  • Reabilitação sempre com uso antes da placa incolor como diagnóstico, aquela pra quem tem bruxismo, sabe? Ela vai colocar a “mordida” na posição correta, livrar a pessoa das dores crônicas e, depois disso, o profissional pode optar pelo melhor caminho para reabilitar.
  • Assim como acreditamos, a placa tem que ser usada durante todo o dia, por isso alguns profissionais estão usando-a dividida em 3 peças, tornando-a mais confortável, sem perder a eficácia.

  • Foco em várias formas de tratamento – um bom profissional ou clínica deve ser multiprofissional, para atender seus pacientes da melhor forma, seja ela ortodontia, estética, uso de próteses, etc.
  • Todo tratamento, seja ele ortodôntico ou não, deve levar em conta não somente o momento presente, mas analisando o rosto de forma macro, analisando toda a face e prevendo como ela vai envelhecer. Dessa forma é possível conseguir manter a pessoa com aparência sempre mais jovem (mesmo com o tratamento tendo iniciado aos 12 anos, por exemplo) e livre de dores e problemas causados pelo desgaste do tempo.

  • Deve-se levar em conta antes e depois: espessura dos lábios, sorriso com abertura leve dos lábios, exposição dos incisivos no repouso, exposição dos incisivos no sorriso e altura da coroa clínica.

  • A beleza / estética é encontrada por meio das medidas do rosto, que tem que ser proporcionais e devem ser analisadas sempre levando em consideração todas as partes de frente e perfil e tendo em mente a posição dos dentes incisivos.

  • Além das já conhecidas cirurgias bucomaxilares, os painéis abaixo mostram a técnicas de modelação óssea por meio de pequenas cirurgias feitas em consultório que podem ter recuperação mais rápida e ser feitas com cirurgia local, evitando mais transtornos e riscos ao paciente. Elas também podem ser usadas para acelerar processos de reabilitação e ortodontia. (Vêem esses pinos e miniplacas? Eles são as “âncoras” para remodelar o osso e por exemplo tirar aquele sorriso gengival antiestético.)

  • Quem decide qual tratamento fazer é o paciente. Ele não deve ser obrigado a se submeter a uma cirurgia, mas o diagnóstico precisa ser feito principalmente nos casos de dores crônicas, cuja mordida tem escondida uma báscula (balanço, gangorra) importante nos casos de assimetria da face – uma das causas das dores.
  • Qualquer tratamento ortodôntico deve levar em consideração: saúde periodontal, estética dental e harmonia facial, oclusão funcional, estabilidade das articulações  temporo -mandibulares, estabilidade a longo prazo, satisfação do paciente e espaço aéreo para respiração.

Em resumo, dá pra entender que o conceito da Bioestética está com tudo, né? Beleza + função é o que garantem um sorriso perfeito hoje em dia. Não há mais volta!!! 🙂

Vejam esse caso, em que foi levado em conta o envelhecimento e foi feito um trabalho em parceria com os  dentistas e cirurgião plástico! Nosso corpo é um só, nossa beleza só pode ser alcançada cuidando do corpo por inteiro!

PS: Todas as imagens aqui postadas foram tiradas pela Dra. Simone Prada no Congresso, exceto imagens de mulher oriental sobre proporções, estas retiradas do livro TMJ 1st Orthodontics Concepts, Mechanics and Stability, de Kazumi Ikeda.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *