Os 7 hábitos que você deve evitar para a saúde dos dentes - Clínica Simone Prada

Os 7 hábitos que você deve evitar para a saúde dos dentes

Se você ainda tem o costume de roer as unhas, palitar os dentes ou abrir garrafas com a boca, é hora de repensar tais atitudes. Esses e outros hábitos – por vezes involuntários – parecem inofensivos, no entanto, a longo prazo, impactam na saúde dos seus dentes, podendo resultar em agressões à estrutura dental, além de gerar inflamações na gengiva e problemas articulares.

Sim, é importante saber que o cuidado com a saúde bucal vai além da escovação diária. Não é somente uma boa higienização, após as refeições, que irá garantir dentes saudáveis.

Mas não precisa de desesperar!

Com pequenas mudanças de atitude e uma postura mais consciente, é possível eliminar essas ‘manias’ do dia a dia e, com isso, evitar que elas se transformem em uma tremenda dor de cabeça para você e seu dentista.

O que parar de fazer para garantir a saúde bucal?

Já sabemos que dentes perfeitos e sorriso bonito impactam diretamente na autoestima das pessoas, com resultados positivos, tanto na saúde física como na emocional.

Adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada, atividades físicas e visitas constantes ao dentista são práticas essenciais.

Mas, e o que não devemos fazer, de forma alguma?

Abaixo, listamos os sete principais ‘inimigos’ da saúde bucal.

1. Roer as Unhas

Como já foi dito, esse é um hábito comum – apesar de ser considerado anti-higiênico – e extremamente prejudicial, pois o ato de roer as unhas pode causar lascas e trincas nos dentes frontais e, ainda, infecções no sistema digestivo e na própria região bucal.

2. Abrir embalagens e garrafas com os dentes

Você também sente um arrepio quando vê alguém fazendo isso?

Mesmo quando a pessoa tenta abrir uma embalagem pequena de plástico, aquele sachê de mostarda ou catchup, ela está correndo um enorme risco de lascar os dentes ou, até mesmo, provocar fraturas mais graves.

Não faça isso e, se possível, aconselhe os seus amigos e parentes a não o fazer também.

3. Escovar os dentes com força

image from pixabay free

Nossos dentes merecem carinho, o que é absolutamente contrário à escovação com força excessiva. Esse hábito é um erro comum que também pode desgastar os dentes, causar a perda do esmalte dentário e provocar hipersensibilidade.

Opte por uma escova de cerda extra macia e cabeça pequena, para se encaixar mais facilmente entre os dentes, e escove com movimentos rotatórios e suaves.

4. Fumar

Esse hábito terrível não prejudica apenas a saúde. A nicotina presente nos cigarros vai se acumulando nos dentes, os deixando amarelados, enfraquecidos e com uma péssima aparência.

5. Não usar o fio dental

image from pixabay free

O fio dental tem a função de alcançar os espaços onde nenhuma escova é capaz de chegar, eliminando o acúmulo de tártaro e restos de alimentos entre os dentes.

Por isso, pode-se dizer que a higiene bucal só fica completa com a sua utilização!

Mas, infelizmente, muitas pessoas negligenciam seu uso no dia a dia, sem saber que a falta desse hábito pode propiciar desde uma simples cárie, até doenças periodontais.

E atenção à forma correta de passar o fio dental: sempre esfregando-o contra os dentes e não contra a gengiva, pois isto pode machucá-la.

6. Não cuidar da escova de dentes

As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, por isso não podem ser negligenciadas. Elas também precisam ser higienizadas após o uso, para evitar possíveis contaminações.

O correto é lavá-las em água corrente, deixá-las secando em posição vertical e sempre longe do vaso sanitário.

A cada três meses troque de escova pois, após esse período, elas se tornam menos eficientes na remoção da placa dos dentes.

7. Apertar os dentes

Durante o dia, quando estamos sem comer, os dentes devem estar levemente desencostados e, nunca, apertados um contra o outro.

Isso, além de ajudar a desenvolver dores na face e na articulação da boca, também pode provocar perda do osso ao redor dos dentes.

Para aqueles que não conseguem se policiar, principalmente à noite, o ideal é usar uma placa.

Eliminar hábitos prejudiciais à saúde bucal e manter uma agenda periódica de visitas ao dentista irão garantir um sorriso perfeito e saudável.

 

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

 

2021-02-22T10:05:22-03:00

Deixar Um Comentário