OS DENTISTAS E O CORONAVÍRUS

Nossa saúde é nosso bem maior. E, diante do cenário de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), do aumento de casos confirmados no nosso país e das inúmeras informações de fontes diversas, é essencial reforçar as orientações oficiais do Ministério da Saúde, tanto para o público em geral, como para os profissionais da Odontologia.

Sou dentista, como devo proceder?

1. Os profissionais da Odontologia devem estar atentos aos pacientes que apresentam os sintomas ou que estiveram em contato com pessoas contaminadas.
  2. A triagem anterior ao atendimento em consultório, para verificação de possíveis sintomas da Covid-19, deve ser realizada.
  3. Caso o paciente relate sintomas como coriza, tosse e problemas respiratórios, recomenda-se não realizar qualquer procedimento.
  4. Em caso de febre, ele deve ser colocado em quarentena e o cirurgião-dentista deve encaminhá-lo para o serviço de saúde para cuidados médicos adicionais.
  5. A higiene das mãos é prioridade. Lavar as mãos antes e depois da retirada das luvas. Secá-las sempre com papel toalha.
  6. Usar os equipamentos de proteção individual: luvas, óculos, máscaras e viseiras. Proteger membranas mucosas de olhos, nariz e boca durante os procedimentos, que deverão ser selecionados de acordo com o tipo de atendimento.
  7. Durante a anamnese e exame clínico podem ser usadas máscaras e óculos de proteção.

Sou paciente, o que devo fazer?

1. Se você não apresenta sintoma ou está com sintomas leves, parecido com um resfriado, não deve ir ao hospital ou qualquer outro espaço público. Fique em casa.
  2. Quais são os sintomas respiratórios associados ao novo Coronavírus?Tosse, febre, produção de escarro, congestão nasal, coriza e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns da doença. Nesses casos, é preciso buscar auxílio médico.
  3. Teve contato com uma pessoa com Coronavírus? O ideal é ficar isolado ou, no mínimo, evitar contato com outras pessoas – em especial idosos – por 15 dias.
  4. A prevenção é fundamental! Por isso, é recomendável lavar as mãos com água e sabão regularmente, cobrir boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e nunca compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas.

5. Caso sinta algum desconforto ou dor de dente, converse com seu dentista e, se for imprescindível, agende o tratamento, tomando todos os cuidados necessários.

Sabemos que é uma época atípica e difícil, mas é temporário. Contamos com a colaboração de nossos pacientes e colocamos os profissionais da clínica Simone Prada à disposição para mais informações.

Fontes: Conselho Regional de Odontologia de SP e Ministério da Saúde.