Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Fio dental: ele protege o seu sorriso e o seu coração

Utilizar o fio dental diariamente sempre foi associado a um sorriso bonito e à prevenção de cáries e gengivite. No entanto, um estudo publicado recentemente, no jornal científico Heart & Lung, revelou que esse hábito simples pode ir além: ajuda a proteger o coração.

Os pesquisadores analisaram os dados de mais de 7 mil adultos nos Estados Unidos e descobriram que quem usa fio dental com frequência apresenta menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Um aliado do coração

Qual a relação entre fio dental e doenças cardiovasculares? A má higiene bucal favorece a inflamação das gengivas, como a gengivite e a periodontite. E essas condições permitem a entrada de bactérias na corrente sanguínea, aumentando processos inflamatórios no corpo.

Esse tipo de inflamação sistêmica está diretamente ligado ao entupimento das artérias (aterosclerose), que pode causar problemas cardíacos graves. O fio dental, ao remover a placa bacteriana entre os dentes, ajuda a controlar essa inflamação e, consequentemente, protege o sistema cardiovascular.

De acordo com o estudo publicado, quem usava fio dental 3 a 4 vezes por semana tinha 43% menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O uso 5 vezes ou mais por semana também reduzia significativamente o risco de infarto e AVC.

Mais do que estética, saúde

Cuidar da boca não é apenas uma questão de aparência. Segundo os especialistas, incluir o fio dental na rotina é uma forma simples e eficaz de reduzir a inflamação no corpo e ajudar na prevenção de doenças graves.

 “A odontologia moderna já enxerga a saúde bucal como parte essencial da saúde integral do paciente. E esse estudo reforça a conexão direta entre saúde bucal e saúde geral”, destaca a Dra. Simone Prada, cirurgiã-dentista, mestre em Ortodontia e especialista em dor orofacial.

Um sorriso saudável significa menos inflamação, menos risco de bactérias circulando no organismo e, agora sabemos, menos risco para o coração!

Dicas para incluir o fio dental no dia a dia

  1. Passe fio dental todos os dias ou, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana.
  2. Movimente o fio suavemente, em formato de “C”, para limpar os dois lados de cada dente.
  3. Evite pressionar contra a gengiva para não machucar.
  4. Se tiver dificuldade, teste escovas interdentais ou hastes com fio dental.
  5. Associe o uso do fio dental com escovação correta e visitas periódicas ao dentista.

Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

A Dra. Simone Prada é autora do livro “Terapias Não Medicamentosas para DTM (Disfunção Temporomandibular)”. A obra, para pacientes e profissionais de saúde está  à venda na Amazon.

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *