Cirurgia Bucomaxilofacial

Tratamento cirúrgico para as doenças da cavidade bucal, face e pescoço.

Colocamos aqui alguns dos procedimentos que o cirurgião bucomaxilofacial está apto a realizar em ambiente ambulatorial ou hospitalar, sob anestesia local ou geral, dependendo da complexidade do caso.

Em tratamentos dentários

Muitas vezes, alguns dentes (caninos, pré-molares) não aparecem na boca e precisam ser tracionados pelo ortodontista. Nesses casos, é necessária a realização de uma pequena cirurgia para a instalação de um artefato que possibilite o ortodontista tracionar esse dente para a arcada dentária.

Cirurgias no ápice dentário

Problemas causados no ápice das raízes dentárias, muitas vezes devido à infecção local, necessitam de uma abordagem cirúrgica para limpeza e restauração dessa área.

Cirurgias pré-protéticas

Remoção parcial do osso para posterior reabilitação pré-protéticas. O objetivo dessas cirurgias é criar condições adequadas de suporte ósseo e de tecido mole (mucosa) para a colocação de próteses em regiões da boca que necessitam de reabilitação protética.

Tratamento de infecções

Essas infecções podem variar desde infecções localizadas e de baixa intensidade, que exigem um tratamento mínimo com antibióticos, até infecções graves que acometem os espaços faciais.

O que necessita de antibioterapia e drenagem cirúrgica, devendo ser uma abordagem rápida e adequada, pois muitas vezes essas infecções podem se tornar graves em curto espaço de tempo por isso é essêncial consultar-se com um bucomaxilofacial qualificado.

Tratamento de lesões patológicas na cavidade oral

Basicamente, o conjunto de dados clínicos e um exame físico detalhado do paciente nos orienta a respeito da doença que ele possa ter. Exames complementares podem ser solicitados para determinar o correto diagnóstico. Para que isso ocorra, a equipe cirúrgica necessita de experiência na área e de todos os subsídios científicos para diagnóstico e tratamento das lesões que ocorrem na região maxilofacial.

Também chamados de “dentes do siso”, geralmente aparecem na boca por volta dos 18 anos, e na maioria dos casos em posição inválida para promover a oclusão junto aos outros dentes. Podem até não erupcionar, assim chamados de “dentes inclusos” ou “impactados”.

Estes dentes normalmente precisam ser retirados, por dois motivos:

  1. Indicação ortodôntica;
  2. Risco de formação de cisto.

Enxertos ósseos

Ficando constatada a inexistência de osso para a reabilitação com implantes, existem alguns recursos capazes de permitir que se forme osso na região onde exista o defeito ósseo.

 

Para resolver estes problemas, existem técnicas cirúrgicas avançadas e modernos materiais (enxertos e substitutos ósseos), para evitar e/ou restaurar as perdas ósseas, que devolvem ao paciente o conforto e a tranquilidade de poder falar, sorrir e mastigar.

A cirurgia ortognática é o tratamento para pacientes que possuem deformidades envolvendo o esqueleto facial e os dentes. Quando não é possível resolver o caso somente com o tratamento ortodôntico, uma vez que o problema está no excesso ou na falta de crescimento do esqueleto facial e não somente na posição dos dentes, então se faz necessária a cirurgia ortognática.

Quais os benefícios do tratamento?

  • Melhora da relação entre os dentes, músculos e esqueleto;
  • Melhora da respiração;
  • Melhora do posicionamento da musculatura do pescoço;
  • Melhora do posicionamento da língua;
  • Melhora da fonação e da articulação das palavras;
  • Melhora da oclusão e da articulação temporomandibular;
  • Melhora da mastigação e da digestão;

Casos Clínicos

  • Caso clínico onde o paciente fez a cirurgia ortognática, onde extraiu pré-molares na arcada superior para permitir na cirurgia avanço de maxila e retrusão de mandíbula.