Utilizar o fio dental diariamente sempre foi associado a um sorriso bonito e à prevenção de cáries e gengivite. No entanto, um estudo publicado recentemente, no jornal científico Heart & Lung, revelou que esse hábito simples pode ir além: ajuda a proteger o coração.
Os pesquisadores analisaram os dados de mais de 7 mil adultos nos Estados Unidos e descobriram que quem usa fio dental com frequência apresenta menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).
Um aliado do coração
Qual a relação entre fio dental e doenças cardiovasculares? A má higiene bucal favorece a inflamação das gengivas, como a gengivite e a periodontite. E essas condições permitem a entrada de bactérias na corrente sanguínea, aumentando processos inflamatórios no corpo.
Esse tipo de inflamação sistêmica está diretamente ligado ao entupimento das artérias (aterosclerose), que pode causar problemas cardíacos graves. O fio dental, ao remover a placa bacteriana entre os dentes, ajuda a controlar essa inflamação e, consequentemente, protege o sistema cardiovascular.
De acordo com o estudo publicado, quem usava fio dental 3 a 4 vezes por semana tinha 43% menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O uso 5 vezes ou mais por semana também reduzia significativamente o risco de infarto e AVC.
Mais do que estética, saúde
Cuidar da boca não é apenas uma questão de aparência. Segundo os especialistas, incluir o fio dental na rotina é uma forma simples e eficaz de reduzir a inflamação no corpo e ajudar na prevenção de doenças graves.
“A odontologia moderna já enxerga a saúde bucal como parte essencial da saúde integral do paciente. E esse estudo reforça a conexão direta entre saúde bucal e saúde geral”, destaca a Dra. Simone Prada, cirurgiã-dentista, mestre em Ortodontia e especialista em dor orofacial.
Um sorriso saudável significa menos inflamação, menos risco de bactérias circulando no organismo e, agora sabemos, menos risco para o coração!
Dicas para incluir o fio dental no dia a dia
- Passe fio dental todos os dias ou, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana.
- Movimente o fio suavemente, em formato de “C”, para limpar os dois lados de cada dente.
- Evite pressionar contra a gengiva para não machucar.
- Se tiver dificuldade, teste escovas interdentais ou hastes com fio dental.
- Associe o uso do fio dental com escovação correta e visitas periódicas ao dentista.
Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
A Dra. Simone Prada é autora do livro “Terapias Não Medicamentosas para DTM (Disfunção Temporomandibular)”. A obra, para pacientes e profissionais de saúde está à venda na Amazon.
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.