Implante Dentário: o que você precisa saber sobre esse aliado da Odontologia Moderna - Clínica Simone Prada

Implante Dentário: o que você precisa saber sobre esse aliado da Odontologia Moderna

A Odontologia se fortalece cada vez mais na área da estética, com a utilização de tecnologias que buscam a harmonização facial em sintonia com o conforto, segurança e saúde bucal.  O implante dentário é uma dessas técnicas que oferecem o rejuvenescimento do rosto e um sorriso perfeito, saudável e harmônico. Os resultados positivos apresentados na literatura científica, em reabilitações orais feitas com implantes osseointegrados, comprovaram que esse é um método seguro para restaurar a função e estética nos pacientes.

Atualmente é o tratamento mais indicado e seguro para repor um ou mais dentes naturais que a pessoa perdeu por inúmeras razões, que podem ser desde patologias e traumas, até casos de próteses mal adaptadas e esteticamente desfavoráveis. O Implante é uma modalidade de reabilitação oral feita com material com baixo nível de rejeição, com excelente grau de biocompatibilidade com o organismo humano, osteointegrado com o tecido ósseo.

De acordo com a dentista Simone Prada, os resultados apresentados pelo implante são bastante naturais. “É uma técnica segura, onde o paciente volta a ter confiança nas atividades diárias de mastigação. Além de ser mais acessível financeiramente, é capaz de restaurar a autoestima, sem submeter a pessoa a um tratamento longo, doloroso e mais caro. Um protocolo imediato pode ficar pronto em 3 ou 4 dias, após a cirurgia de extração dos dentes”, explica.

A técnica de Implante é uma das especialidades da Clínica Simone Prada.

Explicando os Implantes

O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso através de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.

O material utilizado no pino de fixação é o titânio, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. É um metal biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição, além de não ser corrosivo, ou seja, não corre o risco de enferrujar por estar em contato com o ambiente úmido da boca.

Para se colocar implante dentário, o dentista faz uma avaliação criteriosa da situação do osso abaixo da gengiva e, para isso, são feitos alguns exames clínicos, radiografia e tomografia computadorizada.

Protocolo preso aos implantes

 

 

 

 

 

 

 

Para esse tipo de procedimento, é essencial um planejamento individualizado para cada indivíduo. Na consulta e com os exames em mão, o cirurgião dentista observa fatores como a quantidade e localização do dente a ser substituído e a estrutura óssea do paciente.

O resultado da implantodontia é bastante natural. “Como eu disse, a pessoa volta a ter confiança nas atividades diárias de mastigação, além da aparência, muito semelhante ao que tinha quando possuía a dentição natural. Por isso, esse tratamento é capaz de restaurar a autoestima e qualidade de vida do paciente”, ressalta Dra. Simone.

Tipos de implantes

Existem vários tipos de implantes dentários, que são indicados de acordo com cada caso.  Os três mais utilizados atualmente são:

  1. Implante em Titânio – individuais para cada dente perdido

É um dos mais utilizados, pois trata-se de um produto com alta resistência. É um biomaterial que possui um excelente grau de biocompatibilidade com o organismo humano osteo, no qual se integra com o tecido ósseo. É leve e de cor esbranquiçada em metal.

  1. Overdenture – Implante para fixar dentadura

Essa técnica é realizada a partir da colocação de dois implantes na região da mandíbula, para a fixação da prótese de dentes acrílicos. O procedimento constrói um dispositivo estável e a prótese permanece fixada, repousando em cima da gengiva sem oscilações.

  1. Protocolos – dentaduras fixas abotoadas sobre implantes

Também conhecida como prótese tipo protocolo ou dentadura fixa, pode ser posicionada tanto na arcada inferior quanto na parte superior. É uma alternativa que oferece excelente eficácia mastigatória, muito próxima a dos dentes naturais.

 

 

A técnica dos Implantes proporciona uma série de benefícios aos pacientes, que vão além da questão estética, contribuindo muito com a saúde bucal. Confira:

Melhora a mastigação

Quando a dentição é completa e a mastigação é correta, há uma melhora no processo de digestão. No entanto, com a perda de um ou mais dentes, os alimentos não são mastigados corretamente e pedaços maiores de comida são engolidos, fazendo com que a digestão demore mais. Portanto, o implante ajuda a melhorar a mastigação e evitar esses problemas que podem impactar a saúde das pessoas.

Ajuda na higienização

A limpeza de um implante dentário é bem mais simples do que em próteses removíveis. A forma de higienizar os dentes implantados é a mesma dedicada aos dentes naturais., ou seja, escovação diária e fio dental.

É mais durável e confortável

Como o material do pino permite a integração óssea, a durabilidade do dente implantado é extremamente longa. Tomando os devidos cuidados com a higiene e conservação da peça, o implante pode durar mais de 20 anos.

O dente implantado não se movimenta durante o processo de mastigação ou a fala. Por isso, proporciona maior segurança e conforto às pessoas.

Parece natural

A forma como o implante é fixado faz com que se pareça com um dente natural. Por isso, ele contribui para melhorar a autoestima dos pacientes.

Grande parte das pessoas que opta pelo Implante se sente muito mais confiante. O resultado apresentado pela implantodontia dentária é extremamente satisfatório e natural, fazendo com que o paciente volte a ter a segurança na mastigação, com uma aparência estética muito semelhante ao que tinha quando possuía a dentição natural.

Quer saber mais sobre esse procedimento?

Antes de mais nada, procure um especialista. Ele fará uma anamnese detalhada, com um levantamento das suas necessidades e demais informações sobre seu caso.

A Implantodontia é uma das especialidades da Clínica Simone Prada – assista ao vídeo ‘Dentadura pode te rejuvenescer’ nesse link  https://www.youtube.com/watch?v=iskQ9yRqlbI 

Acompanhe a Dra. Simone Prada também no IG https://www.instagram.com/drasimoneprada/

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar com a equipe da clínica, clique aqui.

2022-04-07T17:00:50-03:00

Deixar Um Comentário