Implante dentário: sinônimo de bem-estar físico e emocional para os pacientes - Clínica Simone Prada

Implante dentário: sinônimo de bem-estar físico e emocional para os pacientes

A Odontologia tem avançado rapidamente na área da estética com a utilização de recursos tecnológicos inovadores e seguros, que buscam a harmonização facial, o rejuvenescimento, a função e sorriso perfeitos, significando mais qualidade de vida aos pacientes.

Nessa área, um tratamento reabilitador que vem se consagrando pelos custos mais acessíveis e, também, por restabelecer o conforto, segurança e aparência é o Implante Dentário. Esse procedimento pode ser utilizado quando se perde um dente e os ‘vizinhos’ se movimentam para compensar essa ausência, causando desalinhamento, problemas de mordida, assimetria facial e, ainda, perda óssea, responsável pela flacidez muscular e aquele aspecto mais envelhecido da face.

Explicando os Implantes

O implante é uma modalidade de reabilitação oral segura, feito com material com baixo nível de rejeição, como o titânio, que possui um excelente grau de biocompatibilidade com o organismo humano, osteointegrado com o tecido ósseo.

O procedimento oferece conforto e estabilidade e, em virtude do dente artificial que suporta, é a restauração que mais se aproxima da dentição natural. O implante é posicionado cirurgicamente no osso maxilar abaixo da margem gengival, o que permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área. Ele não se solta como uma dentadura e, também, beneficia a saúde bucal, pois não tem que ser apoiado em outros dentes, como as pontes.

De modo geral, há vários tipos de implantes, entre eles o Unitário, o Implante com prótese Overdenture, Implante com protocolos (dentaduras fixas pelos implantes) e o Zigomático (que prende também as dentaduras as deixando fixas, nos casos em que o osso alveolar da maxila é pobre).

Planejamento

No entanto, para esse tipo de procedimento, é necessário um planejamento individualizado para cada pessoa, conforme explica a Dra. Simone Prada. “A primeira etapa é examinar o paciente, seu histórico de saúde, estudar o formato da face e checar se tem estrutura óssea adequada para suportar o implante. Depois dessa avaliação minuciosa, o paciente passa por uma Cirurgia Guiada, realizada no próprio consultório do dentista, com anestesia local”, detalha.

Com a Cirurgia Guiada de Implante, não é mais necessário abrir toda a gengiva do paciente para a instalação dos implantes. Segundo Simone Prada, essa intervenção possibilita o estudo do posicionamento prévio dos implantes, com uma visão tridimensional da parte óssea e é feito com uma extrema precisão, minimizando a necessidade de grandes aberturas para colocação do material e com um pós-operatório praticamente indolor, muitas vezes, sem necessidade de pontos.

A questão estética também é predeterminada antes do ato cirúrgico, para que o rosto e o sorriso do paciente fiquem harmônicos e rejuvenesçam, já que é possível atenuar rugas e valorizar os lábios e os contornos. “Todos os critérios são predefinidos antes da cirurgia, porque a aparência do rosto e a questão funcional são os objetivos finais mais importantes em todo o planejamento”, ressalta a dentista.

Tomografias 3D, escaneamentos intraorais, sem moldagem, confecção de guias cirúrgicas para maior precisão da colocação dos implantes – Cirurgias Guiadas – com um mínimo de intervenção e muita precisão no planejamento da prótese.

O início da reabilitação já começa como resultado final em mente.  A imagem acima é de um escaneamento intraoral, com o planejamento prévio das próteses, e abaixo, as fotos finais em boca. Aparência bastante natural.     *Imagem do Laboratório Leandro Durão

Quer saber mais?

A técnica de Implante Dentário é uma das especialidades da Clínica Simone Prada.

Acompanhe a Dra. Simone Prada no IG https://www.instagram.com/drasimoneprada/

Também temos um canal no Youtube.  Acesse https://www.youtube.com/channel/UCqU7e6lTb-fHUsaD88AZsXA

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

 

 

 

 

2022-06-30T14:35:32-03:00

Deixar Um Comentário