Próteses dentárias: conheça as soluções inovadoras e seguras - Clínica Simone Prada

Próteses dentárias: conheça as soluções inovadoras e seguras

As famosas dentaduras, com suas limitações, ficaram lá no passado. A odontologia evoluiu muito nas últimas décadas, o que possibilitou oferecer tratamentos mais eficientes, como as próteses dentárias. Isso significa segurança aos pacientes para atividades cotidianas como mastigar e sorrir, com conforto.

Nesse artigo vamos explicar dois tipos de próteses mais utilizadas: protocolo e overdenture. O que são e quais as vantagens e a indicação de cada um.

Imagina você conseguir morder aquela maçã, ou até mesmo, alimentos mais duros sem soltar a prótese? Ter confiança em comer é qualidade de vida.

Protocolo dentário

O protocolo é indicado quando se perdeu todos os dentes e já se usa uma dentadura ou quando, no exame radiográfico, detecta-se a necessidade de extração dos dentes existentes.

Trocar a dentadura por próteses fixas permite reconstruir a arquitetura gengival perdida, exatamente da mesma forma como são confeccionados os dentes.

É fixa, no entanto mais confortável e segura de ser utilizada. Pode ser colocada no lugar dos dentes superiores, inferiores, ou de ambos, reconstruindo, assim, o sorriso, de forma integral.

O paciente não tira mais a peça protética que fica presa definitivamente na boca. Além disso, o céu da boca fica livre, o que é extremamente confortável para falar e comer.

Você até esquece que tem uma prótese!

Overdenture

Também conhecida como sobredentadura, é uma prótese total (para os que perderam todos os dentes), removível e fixada em dois ou quatro pinos de titânio, na maxila superior ou na mandíbula inferior.

A prótese fica presa aos implantes por uma barra metálica que é construída unindo os implantes que foram colocados. Nesta situação, existem encaixes de precisão que permitem uma adaptação precisa da prótese à barra apoiada aos implantes. Esse procedimento também oferece muito conforto e segurança para o paciente comer.

As overdentures são uma dentadura, mas elas não ficam soltas na boca ou fixas apenas pelo contato com a mucosa. Existe uma barra unindo os implantes e sobre esta barra a dentadura se adapta, ficando fixa à barra tanto na parte superior como inferior por clips e oringes (estruturas que fixam a dentadura aos implantes). Geralmente há menos osso e se necessita do suporte do palato junto com os implantes para a fixação.

Esse tipo de prótese tem o conforto e oferece ao paciente a confiança de poder comer alimentos mais duros. Na limpeza, podem ser retiradas da boca.

Em termos financeiros é uma boa opção, já que apresenta custos bem mais reduzidos, principalmente devido à necessidade menor de pinos para a sua colocação.

Tanto as overdentures como os protocolos são feitos conforme a indicação para cada caso. Para tanto, é necessária uma avaliação da parte óssea para checar a necessidade do tipo de fixação da dentadura. Tudo precisa ser estudado pelo dentista e discutido com o paciente.

Qual o tempo de duração do tratamento?

Em média, substituir dentaduras por próteses dura 6 meses. Mas esse tempo pode variar, por causa de fatores como a qualidade óssea do paciente e uso de determinadas técnicas de enxertos de osso ou gengiva.

Em alguns casos pode-se associar membranas que auxiliam na proteção da formação do novo osso pelo enxerto ósseo. Em outros, só com o uso da membrana e do coágulo ósseo e a reposição do osso perdido se refaz de uma forma satisfatória. Cada caso precisa ser criteriosamente avaliado.

As próteses dentárias fixas podem durar a vida inteira, com uma melhoria significativa na qualidade de vida da pessoa, no entanto dependerá muito dos cuidados de higiene. Um controle anual feito por um profissional e outros hábitos saudáveis garantem a longevidade do material.

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

2019-09-19T10:52:31-03:00

Deixar Um Comentário