Reabilitação Estética - Clínica Simone Prada
Loading...
Reabilitação Estética2021-04-15T22:01:26-03:00

Análise Facial

A Análise Facial permite a reabilitação estética, por meio das possibilidades de intervenção da Odontologia Estética. Por isso, é preciso saber observar dentes e gengiva, além das relações estabelecidas globalmente com os lábios e o rosto. Os resultados obtidos são o nosso parâmetro de orientação para oferecer o melhor para você.

Transformação do sorriso – Odontologia Estética

Visa a transformação do sorriso, atua sobre dentes saudáveis. A odontologia estética proporciona saúde para os dentes. A técnica visa a diminuição ou aumento dos dentes, como também trabalha na mudança do formato, da posição e da cor, por meio do clareamento dental e a aplicação de lâminas de porcelana.

Mas, nossa proposta vai além. Qualquer pessoa que tenha vergonha de sorrir por causa da aparência dos dentes, pode recorrer ao tratamento. Após a analise facial do sorriso, por meio de moldes em gesso, fotografias e montagem em articulador panadent, nós traçamos o diagnóstico necessário para cada caso.

O conserto é completo, pois cobre os dentes tortos, desalinhados ou apresentando diferenças de formato e tamanho, escurecidos ou amarelados, e até os ausentes em sorrisos que expõem a gengiva. Além disso, o clareamento dental a laser é convencional.

Design do sorriso: a tecnologia a favor da sua beleza

Um sorriso para alcançar a perfeição deve ser, ao mesmo tempo, funcional e bonito. Uma ferramenta que utilizamos bastante é o chamado “design do sorriso”, que foi criado basicamente por meio da dentística ou estética dental. Nesse tratamento, nós utilizamos uma tecnologia que envolve desde o “planejamento” do sorriso até o efeito final.

Por meio de um programa de computador e equipamento fotográfico, nossa equipe mostra ao paciente, o antes e o depois do seu sorriso. Isso acontece na primeira consulta, onde a foto do sorriso (e do rosto todo do paciente) serão analisados e estudados para ver como o cenário macro e como o rosto da pessoa irá ficar. Em seguida, é levado em consideração as proporções áureas, simetria, previsibilidade do envelhecimento, etc, para projetar o futuro.

Em pouco tempo, é possível mostrar ao paciente como seria o sorriso perfeito para ele, com o recurso do computador, moldes e a foto final da estética da mordida. Com isso, será fácil de expor todas as mudanças positivas para o rosto do paciente, realizados antes de começar a fazer o tratamento definitivo.

Este “test drive” de estética do sorriso e da face gera uma segurança maior para o paciente, pois ele saberá como será o resultado final.

Já para o profissional é um benefício poder prever que tipo de tratamento e quais passos realizar para obter uma dentição e mordidas, que combinem com o melhor em relação à beleza e função.

A seguir, veja como funciona este tipo de tratamento:

Clareamento dental a laser e convencional

Procedimento feito no consultório ou em casa pelo paciente, com o uso de moldeiras com gel sob supervisão do dentista é um dos exemplos de reabilitação estética que a clínica Simone Prada Odontologia Integrada realiza.

Facetas de Porcelana

É uma fina camada de porcelana que recobre a parte do dente envolvida no seu sorriso. Por isso, é mais durável e resistente que as restaurações comuns. É indicada para aqueles dentes da frente que precisam de uma grande reparação estética, normalmente é feita em dentes que contém manchas, cor alterada por tratamento de canal ou por algum motivo que necessite dar uma estética melhor ao dente. É feito um leve desgaste no dente para que a faceta seja cimentada, com material próprio para esse tipo de prótese.

Lentes de contato

Tratam-se de um tipo de faceta de porcelana, confeccionada em espessura finíssima, que em alguns casos permite sua instalação sem que os dentes sejam preparados (desgastados). É um tratamento moderno e que segue a tendência de se reabilitar o paciente de forma minimamente invasiva (ou com “mínima intervenção”).

Prótese Dentária

Prótese dentária é a especialidade que reabilita o paciente no local de um ou mais dentes perdidos. Ela pode ser fixa, removível ou sobre implantes.

A prótese fixa envolve o preparo de dentes quando ela for extensa, podendo ser fixada sobre 2 ou mais dentes vizinhos ao espaço do dente perdido, sendo cimentada sobre eles. Esse tipo de prótese não permite a remoção pelo paciente, sendo importante sua higienização correta conforme indicado pelo cirurgião dentista.

Quando se quer devolver apenas estética podemos realizar a confecção de laminados cerâmicos, mais conhecidos como facetas de cerâmica, que dependem apenas de um preparo muito conservador do dente envolvido, sendo uma película de cerâmica muito fina, em torno de 0.5 milímetros, que será cimentada sobre o dente a ser modificado. Dessa forma podemos mudar cor, formato e adequar melhor os dentes e gengivas, melhorando ainda mais o sorriso do paciente.

Semelhante às facetas são as lentes de contato cerâmicas que são indicadas para pacientes que não precisem de nenhum preparo nos dentes que irão recebê-las ou muito pouco preparo. São lâminas extremamente finas de cerâmica, podendo atingir de 0.3 a 0.1 milímetros de espessura.

As próteses removíveis são aquelas que permitem que o paciente as remova para higienização. Normalmente tem grampos que irão segurá-las em posição na boca, podendo ser metálicos ou estéticos que são mais discretos sendo em acrílico.

E por fim as próteses sobre implantes nos casos em que a quantidade óssea permita a fixação dos implantes, podendo ser unitária, sendo apenas uma coroa sobre cada implante osseointegrado ou extensas como as overdentures ou protocolos que permitem a instalação de próteses totais, devolvendo todos os dentes da arcada, fixadas sobre os implantes anteriormente colocados. A reabilitação estética possui o propósito de melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar sua autoestima.

Casos Clínicos

  • Antes e depois do tratamento de facetas.
  • Antes e depois do tratamento de reabilitação estética.

Vídeo Relacionado

Pronto para sorrir?

Agende sua consulta