Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

A Periodontite e a associação com a doença de Alzheimer

A comunidade científica já tinha conhecimento que a Periodontite ou infecções de boca poderiam se instalar nas válvulas cardíacas das pessoas, criando até a necessidade de cirurgia para colocar novas válvulas no coração.

Mas essa nova informação, trazida por Estudo, sobre a periodontite e uma possível associação com a doença de Alzheimer (AD) – patologia neurodegenerativa mais frequentemente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação – merece atenção e ressalta ainda mais a necessidade das visitas periódicas ao dentista para manter a boa saúde bucal.

Trazemos aqui um resumo do Estudo.

Periodontite é uma doença inflamatória crônica polimicrobiana de tecidos de suporte dentário, com etiologia bacteriana que afeta todos os grupos etários, tornando-se crônica num subgrupo de indivíduos mais velhos.

Os agentes patogênicos periodontais Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia e Treponema denticola estão implicados no desenvolvimento de uma série de doenças inflamatórias em locais remotos de órgãos, incluindo o Alzheimer (AD).

A hipótese inflamatória inicial propunha que as proteínas de marca AD eram os principais contribuintes da inflamação do sistema nervoso central (SNC). Esta hipótese está a expandir-se para incluir o papel das infecções, estilo de vida e fatores genéticos e ambientais na patogénese da doença de Alzheimer.

A Doença Periodontal (DP) tipifica uma condição que engloba todos os fatores acima mencionados, incluindo as bactérias patogênicas. Estas bactérias não só são a fonte de infecções crónicas de baixo grau e inflamação que se seguem a episódios diários de bacteremia decorrentes de tarefas quotidianas como escovar, usar fio dental, mastigar alimentos, e durante procedimentos dentários, mas também se disseminam no cérebro, a partir de vias anatômicas intimamente relacionadas.

O efeito a longo prazo de mediadores inflamatórios, agentes patogénicos e/ou os seus fatores de virulência, atingindo o cérebro sistemicamente ou não, iria, com o passar do tempo, primar a microglia do próprio cérebro em indivíduos que têm traços de susceptibilidade inerentes. Tais susceptibilidades contribuem para uma neutralização inadequada dos agentes invasores, ao atingirem o cérebro. Isto tem a capacidade de criar um ciclo vicioso de meio inflamatório local sustentado, resultando na perda de integridade citoarquitectónica e neurônios vitais com subsequente perda de função (deterioração da memória).

As possíveis vias entre o desenvolvimento da DP e da AD são aqui consideradas, bem como fatores ambientais que podem modular os sintomas da AD.

 

Tipo de artigo: Artigo de revisão

Autores: Singhrao, Sim K.a; * | Harding, Aliceb | Simmons, Talc | Robinson, Saritad | Kesavalu, Lakshmyyae; 1 | Crean, StJohnb; 1

Afiliações: [a] Grupo de Investigação em Ciências Orais e Dentárias, Faculdade de Medicina e Odontologia, Universidade de Central Lancashire, Preston, RU | [b] Especialista em Cuidados Dentários Especiais, Universidade de Central Lancashire, Preston, RU | [c] Faculdade de Ciências Forenses e de Investigação, Universidade de Central Lancashire, Preston, RU | [d] Faculdade de Psicologia, Universidade de Central Lancashire, Preston, RU | [e] Departamento de Periodontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade da Florida, Gainesville, FL, EUA

Correspondência: [*] Correspondência para: Dr. Sim K. Singhrao, Oral & Dental Sciences Research Group, School of Medicine and Dentistry, University of Central Lancashire, Preston, UK. Tel..: +44 1772 895137; Fax: +44 1772 892965; E-mail: SKSinghrao@uclan.ac.uk.

Journal: Journal of Alzheimer’s Disease, vol. 42, no. 3, pp. 723-737, 2014

Accepted 14 April 2014 | Published: 16 September 2014

PMID: 26063967

PMCID: PMC4430664

DOI: 10.1155/2015/137357

 

Quer saber mais sobre Saúde Bucal?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *