Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Nas férias escolares, diversão e combate à cárie infantil

Julho é tempo de férias, aquela pausa necessária na rotina agitada das crianças. Durante esse período, muitos pais aproveitam a agenda flexível para dedicar mais tempo para cuidar da saúde bucal dos filhos. Exames de rotina, ajustes ortodônticos e limpezas dentárias evitam diversos problemas durante todo o restante do ano letivo, entre eles uma velha conhecida: a cárie infantil.

Causadas especialmente pela má escovação e ingestão excessiva de comidas açucaradas – pois as bactérias presentes na boca convertem os açúcares dos alimentos em ácidos que corroem o esmalte dos dentes – as cáries podem ser muito dolorosas e, se não forem tratadas rapidamente, podem levar à periodontite infantil. “Com os recursos preventivos, conseguimos colocar nos sulcos dos dentinhos da criança selantes que liberam flúor e ajudam a evitar as cáries”, salienta Dra. Simone Prada, diretora da clínica Simone Prada Odontologia Integrada.

Como saber se meu filho tem cáries?

Essa é uma dúvida muito comum, já que as cáries, enquanto minúsculas, podem não ser sentidas pelas crianças, nem vistas a olho nu pelos pais. Nesses casos, os raios-X odontológicos e a experiência do dentista ajudam a localizar aquelas incipientes, para que possam ser tratadas antes que o quadro se agrave.

Como prevenir a cárie nas crianças?

A prevenção é fundamental, assim como ensinar meninos e meninas desde cedo sobre a necessidade de uma higiene bucal adequada, para que eles se tornem adultos conscientes sobre a importância de um sorriso saudável e perfeito!

Separamos algumas dicas valiosas, mas muito práticas, para ajudar pais e mães no trabalho contínuo de prevenção à cárie infantil:

Escova Dental desde sempre: Assim que o primeiro dente de leite da criança aparecer, antes mesmo de completar um ano de idade, comece a escová-lo suavemente com uma toalhinha macia ou escova de cerdas extra macias. À medida que mais dentes surgirem, incentive seu filho a escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, de preferência após as refeições.

Acompanhe a escovação: Crianças muito pequenas não têm habilidade para escovar os dentes de maneira adequada. Portanto, os pais devem supervisionar a escovação, de forma educativa e divertida, até que possam fazê-la com independência.

Fio dental amigo: O uso de fio dental é essencial para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes. Por isso, deve-se ensinar os pequenos a usarem o fio dental corretamente, tornando um hábito na rotina de higiene bucal.

Menos açúcar: O melhor é evitar dar rotineiramente para as crianças alimentos ricos em açúcar, especialmente entre as refeições, como doces e bolachas recheadas. Também se deve limitar o consumo de refrigerantes e sucos industrializados. O ideal é incentivar o hábito de beber água como a principal fonte de hidratação.

No dentista sempre que possível: As consultas regulares são essenciais para a saúde bucal. Levar os pequenos, inclusive ainda bebês, nas férias ou ao longo do ano, para exames rotineiros ajuda na identificação e tratamento da cárie ou outros problemas, o mais cedo possível.

Os pais ainda podem receber orientações sobre a forma correta de escovar os dentes das crianças e o tipo ideal de escova e pasta de dente para cada faixa etária. E, além disso, essas visitas ajudam a familiarizar a criança com o ambiente odontológico, combatendo o medo do dentista.

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *