Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Como a má postura pode impactar nossa saúde bucal?

Geralmente, subestimamos a conexão entre a postura e os problemas bucais, mas a verdade é que a maneira como mantemos nossos corpos alinhados afeta diretamente a saúde da nossa boca.  Isso porque uma postura adequada não é apenas importante para nossa aparência e saúde física geral, mas também tem um papel fundamental na manutenção da nossa saúde bucal.  

A relação entre postura e boca

De acordo com a dentista Simone Prada, responsável pela clínica Simone Prada, quase sempre os pacientes com alteração do sistema craniomandibular também tem problemas de postura. “A oclusão desempenha um papel crucial na postura da cabeça, bem como na postura ereta do corpo. Todas as diferentes partes e sistemas que compõem o corpo humano estão interligados.  Qualquer ação ou interferência que afete um destes necessariamente causará uma reação nos demais”, explica.

Uma má postura, por exemplo, pode levar a uma série de complicações na mordida, pois a mandíbula pode ficar desalinhada, resultando em uma mordida irregular. Isso não impacta apenas a estética do sorriso, mas também pode causar desgaste irregular dos dentes e até mesmo o desenvolvimento de disfunções temporomandibulares (DTMs) e, consequentemente, desconforto e dor.

Outro problema importante a se destacar, que é normalmente negligenciado, é que posturas incorretas podem levar à obstrução nas vias aéreas, causando uma respiração bucal, fato que pode aumentar o risco de problemas periodontais. A respiração bucal reduz a produção de saliva, um componente essencial na prevenção da formação de cáries.

A boa notícia é que há maneiras relativamente simples de corrigir o problema postural e, ainda, ajudar a garantir um sorriso saudável e perfeito.

Como corrigir a má postura para uma boa saúde bucal

A conscientização é a chave para corrigir a má postura. Nas atividades diárias como, por exemplo, trabalhar em frente ao computador, ou na utilização dos dispositivos móveis, é essencial manter a consciência da postura, por mais difícil que isso possa parecer. Fazer pausas regulares para ajustar a posição pode prevenir o estresse nos músculos e ossos.

Para melhorar a postura e, consequentemente, a saúde bucal, é primordial incorporar exercícios posturais específicos à rotina do dia a dia. Alguns movimentos simples, como manter os ombros alinhados e a cabeça erguida, podem fazer uma diferença significativa. Além disso, a prática regular de atividade física com foco no fortalecimento muscular contribui para mantermos uma postura correta.

 Orientação profissional

Para os que sofrem com problemas posturais e bucais e não conseguem aliviar os sintomas e impactos dessas patologias, o aconselhável sempre é buscar ajuda com os profissionais de saúde capacitados. Tanto dentistas como fisioterapeutas são indicados para oferecer tratamentos especializados e personalizados para corrigir a postura e mitigar os impactos na saúde bucal.

Na clínica Simone Prada, por exemplo, o leque de serviços e procedimentos oferecidos aos pacientes inclui, entre outros, avaliação dos olhos (convergência, refração), da boca e postura dos pés. “Estas estruturas são interligadas e podem afetar como um todo a coluna, inclinação da pelve e a inclinação dos ombros, além da mordida propriamente dita. Uma avaliação holística é fundamental para o sucesso dos tratamentos”, destaca a dentista.

“A má postura não é apenas uma preocupação estética, mas também desempenha um papel significativo na saúde bucal das pessoas. A relação entre postura e desalinhamento da mandíbula, respiração bucal e dores na região da cabeça e pescoço já ficou evidente, com muitos estudos científicos sobre o tema”, finaliza.

 

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *