Check-up Odontológico regular: por que essa prática é importante?

Garantir que dentes e gengivas permaneçam saudáveis é um dos objetivos do check-up dentário. Mas por que é necessário fazer visitar periódicas ao dentista? A saúde bucal desempenha um papel crucial no bem-estar geral dos indivíduos e, com a estratégia da prevenção, é possível identificar os problemas precocemente evitando complicações mais graves.

“A prevenção é um dos alicerces da odontologia moderna. Um diagnóstico antecipado aumenta as chances de um tratamento ser bem-sucedido, preservando a saúde bucal e geral do paciente”, ressalta a Dra. Simone Prada, responsável pela clínica Simone Prada, localizada no bairro de Moema, zona sul de São Paulo.

Como funciona o check-up odontológico?

Pacientes de todas as idades devem fazer um acompanhamento periódico da saúde bucal para garantir um sorriso saudável. Imagine esse hábito como uma ‘limpeza de rotina’ para os dentes. Durante essas consultas, o dentista faz uma análise detalhada, identificando sinais precoces de cáries, a presença de tártaros ou placas bacterianas, a saúde das gengivas e outras condições importantes. Tratar esses problemas no início impede que evoluam para patologias mais graves, economizando tempo, desconforto, dor e despesas futuras maiores.

No atendimento também se realiza a profilaxia, que é aquela limpeza mais completa, na qual se utiliza uma pasta especial e bicarbonato de sódio, deixando o sorriso mais bonito e brilhante. Pode ser feita ainda a aplicação de flúor, que vai proteger os dentes das bactérias que causam cáries e evitar o enfraquecimento do esmalte dentário.

Além do caráter preventivo, os check-ups regulares são essenciais para a sinalização de condições mais complexas em estágio inicial, como doenças periodontais e até mesmo câncer oral.

Qual a frequência ideal para o check up bucal?

De forma geral, recomenda-se que seja realizado a cada 6 meses. Porém, pessoas com condições específicas podem necessitar de consultas mais frequentes. Se um paciente, por exemplo, realizou procedimentos complexos, como canais e implantes, deverá ir ao dentista em intervalos de tempo menores do que alguém que precisou de poucos tratamentos.

Investir no Bem-estar

Cuidar dos dentes vai além de apenas prevenir problemas bucais. Diversas pesquisas já mostraram uma relação direta entre saúde bucal e condições sistêmicas como diabetes e doenças cardíacas. Por isso, é importante comunicar ao dentista todas as informações de sua saúde geral para que o profissional possa ter uma abordagem mais holística, do paciente como um todo.

Perguntas Frequentes sobre o check-up odontológico

• Os check-ups são dolorosos?

Na grande maioria das vezes, são indolores. Se houver algum desconforto, será mínimo e temporário.

• Pode ser feito durante a gravidez?

Sim, o check-up odontológico é seguro e importante para a saúde bucal da futura mamãe e do bebê.

• Crianças também podem fazer?

Os pequenos podem e devem fazer visitas regulares ao dentista, pois nelas aprendem como escovar os dentes de forma correta, o uso do fio dental, entre outros hábitos essenciais para garantir um sorriso saudável e bonito para o resto da vida.

• Quais os cuidados necessários após o check-up?

Os cuidados em casa devem ser contínuos, com uma rotina de escovação dos dentes e língua, pelo menos 3 vezes ao dia, complementada com o uso do fio dental. Além disso, uma alimentação mais saudável – com frutas, verduras e legumes – também ajuda a manter os dentes mais fortes.

Lembre-se que a saúde bucal é tão importante quanto a de qualquer outro sistema do corpo e o dentista é um aliado para prevenção e diagnóstico precoce de diversas enfermidades.

Por isso, aproveite a folga do final do ano, ou as férias de janeiro, e marque seu check-up odontológico para começar 2024 com saúde e um bonito sorriso no rosto!

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.