Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Como a Odontogeriatria proporciona qualidade de vida na terceira idade

Cada fase da vida apresenta particularidades e dificuldades que devem consideradas pelo dentista.  O profissional especialista em Odontogeriatria deve estar preparado para realizar o atendimento odontológico aos idosos de forma personalizada, apresentando diagnósticos e adotando medidas preventivas para as principais doenças bucais nesta fase da vida.

A importância da Odontogeriatria para os pacientes com mais de 60 anos é enorme por inúmeras razões. Essencialmente porque o envelhecimento natural do organismo pode levar a mudanças na cavidade oral, como redução da produção de saliva, diminuição da sensibilidade dental e uma maior propensão a certas patologias como cáries e doença periodontal.

Porém, mais do que saúde bucal, a Odontogeriatria proporciona qualidade de vida, pois colabora com o conforto, a socialização, estética e alimentação, entre outros aspectos, para homens e mulheres nesta faixa etária.

Patologias comuns

Muitos idosos têm condições médicas subjacentes ou tomam vários medicamentos que podem afetar diretamente a saúde oral. Problemas como dificuldade na mastigação e questões estéticas impactam negativamente na capacidade de comer, falar e se socializar, influenciando assim a saúde emocional e mental desses pacientes.

Alguns dos principais problemas bucais que afetam os idosos são:

Desgaste dos dentes – O desgaste dental é um aspecto natural do tempo que pode levar a problemas como sensibilidade dentária e comprometimento da função mastigatória.

Próteses Dentárias – Os problemas com próteses são bastante comuns. Algumas mal ajustadas podem causar desconforto, dor e dificuldade de se alimentar adequadamente.

Xerostomia (Boca Seca) – Nos idosos, a redução na produção de saliva, condição bastante comum, pode levar a problemas como cáries, mau hálito e dificuldades na mastigação e deglutição e o dentista precisa entrar com a técnica da Saliva Artificial.

Doença Periodontal – Patologias comogengivite e periodontite são mais prevalentes em idosos, especialmente por causa de fatores como diminuição da imunidade e acúmulo de placa ao longo dos anos.

Cáries – O aumento da sensibilidade dentária e a diminuição da produção de saliva podem aumentar a suscetibilidade às cáries em idosos.

Perda Dentária – A perda de dentes pode ser ocasionada por cáries, doença periodontal ou outros problemas dentários, afetando a estética e a função mastigatória.

Mau Hálito – Condições tratadas inadequadamente, como a xerostomia, cáries ou infecções na boca, podem contribuir para o mau hálito nessa fase da vida.

Problemas na Articulação Temporomandibular (ATM) – A degeneração natural das articulações pode levar a problemas como dor, dificuldade ao abrir ou fechar a boca e estalidos na mandíbula.

Câncer Bucal – O risco de desenvolver câncer bucal aumenta com o passar dos anos, especialmente nos que fumam e bebem, e é preciso estar atento a qualquer alteração na boca como manchas, feridas ou caroços.

Prevenir é um ato de cuidado e amor

É fundamental que os idosos recebam cuidados odontológicos regulares, com visitas periódicas ao dentista, para prevenir, diagnosticar e tratar os problemas bucais, mantendo assim, a qualidade de vida.

Mas não é somente através de consultas que se cuida da saúde bucal de um idoso. Alguns cuidados diários devem ser tomados, observando a necessidade de ajuda de familiares ou cuidadores – que podem ser treinados pelos dentistas – para que sejam realizados.

Entre os principais, destacam-se:

Higiene bucal – A escovação diária após todas as refeições e o uso de fio dental devem fazer parte da rotina do idoso, optando sempre pelo uso de creme dental com flúor e enxaguante bucal sem álcool.

Cuidados com a Prótese dentária – A higiene das próteses deve ser igual aos cuidados com os dentes permanentes, mas é importante levar em consideração as peculiaridades de próteses fixas, removíveis, totais ou parciais, que devem ou não ser retiradas durante a noite. Também é importante observar alterações e reportar ao dentista.

Saburra lingual – A presença de placa esbranquiçada no dorso da língua é comum em idosos e a remoção é bastante simples. Basta limpar a língua diariamente, com a própria escova durante a escovação, com raspadores de língua ou até mesmo com uma gaze úmida.

A prevenção desempenha um papel crucial na Odontogeriatria e os especialistas desta área costumam trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, a fim de garantir uma abordagem integrada aos cuidados dos idosos.

Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4


Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *