Tártaro: Como prevenir, identificar e remover esse problema de saúde bucal

Sabe aquela sensação de aspereza nos dentes quando você passa a língua sobre eles? Você já sentiu ou sente isso? Saiba que estamos falando do Tártaro e ele não é apenas uma questão de incômodo. Ele pode ser um grande problema para a saúde dos seus dentes e gengivas.

Isso porque, de acordo com a Dra. Simone Prada, diretora da  Clínica Simone Prada Odontologia, o tártaro dentário fica em contato com a gengiva, é recoberto por uma camada de placa bacteriana e retém as toxinas bacterianas, colaborando para o desenvolvimento de cáries, gengivite e doença periodontal – que é a inflamação do osso de suporte dos dentes.  “Quem não escova os dentes da maneira correta e não faz o uso diário do fio dental, como ensinam os dentistas, está sujeito a ter formação de tártaro, independentemente da idade. Mas alguns pacientes também têm uma predisposição genética para acumular tártaro mais rapidamente do que outros”, explica.

O que é o Tártaro, afinal?

Também conhecido como cálculo dental, trata-se de uma placa bacteriana endurecida que se forma nos dentes.  O tártaro é composto basicamente por resíduos de alimentos, saliva e bactérias que se acumulam ao longo do tempo.

Se não for removido pelo dentista pode causar cáries, gengivite, periodontite e até mesmo perda óssea. O mau hálito também pode ser originado pelo tártaro, além de afetar a aparência do sorriso, já que deixa uma camada amarelada nos dentes.

É relativamente fácil para as pessoas identificarem o problema. Saiba como:

Sensação de Aspereza – Se, ao passar a língua sobre a superfície dos dentes, você notar uma sensação áspera ou irregular, certamente é o acúmulo de tártaro, que cria uma superfície não lisa nos dentes.

Aparência Amarelada ou Marrom – O tártaro costuma causar uma mudança na cor dos dentes, deixando-os com uma tonalidade amarelada ou marrom. Isso é especialmente visível ao longo da linha da gengiva e nas áreas onde há maior acúmulo.

Sangramento Gengival – O tártaro irrita as gengivas e pode levar ao sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Se você notar sangramento gengival regularmente, pode ser um sinal de que ele está presente e causando inflamação.

Sensibilidade Dentária – Conforme o tártaro se acumula e as gengivas se afastam dos dentes, pode resultar na exposição das partes sensíveis dos dentes, levando à sensibilidade ao calor e ao frio.

Como prevenir e tratar?

A prevenção começa com uma rotina correta de higiene oral. Aqui estão algumas dicas para evitar a formação do tártaro:

Escovação Regular – Escove os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor.

Uso do Fio Dental – Use o fio dental, diariamente, para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes.

E os Alimentos? Não há uma relação direta sobre a alimentação aumentar a formação de tártaro, no entanto existem alguns estudos que sugerem que uma dieta rica em carboidratos e açúcares favorece uma quantidade maior de tártaro. Por isso, importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar e amido, para um impacto positivo na saúde da boca e em geral.

É essencial que os pacientes estejam atentos aos sinais e sintomas. Uma vez que o tártaro se forme, ele só pode ser removido através de uma limpeza, onde é raspado e polido dos dentes. “Utiliza-se o procedimento de raspagem e alisamento radicular ou uso do aparelho de ultrassom. É um tratamento relativamente rápido e pouco invasivo”, ressalta a Dra. Simone Prada.

Portanto, quando você estiver escovando os dentes ou passando fio dental, lembre-se da importância de combater o tártaro para manter seu sorriso brilhante e sua saúde bucal em dia!