Você percebeu um sangramento ao escovar os dentes? Apesar de parecer algo simples, esse é um sinal de alerta importante. Sangramento gengival não é normal! Embora muitas pessoas ignorem o problema, achar que é algo passageiro ou causado por escovação forte, esse sintoma é um sinal claro de inflamação e merece atenção.
Conversamos com Dra. Simone Prada – cirurgiã-dentista, mestre em Ortodontia e especialista em Periodontia e dor orofacial – para explicar melhor o que pode causar o sangramento e como evitar que ele evolua para um problema mais sério: a Doença Periodontal.
É normal a gengiva sangrar durante a escovação?
Dra Simone – Não, o sangramento gengival nunca é normal. Ele indica uma inflamação, um alerta de que algo não vai bem na saúde bucal. Na maioria das vezes, trata-se de acúmulo de placa bacteriana na margem da gengiva. Essa placa irrita o tecido gengival, que fica sensível e inflamado.
O que acontece se a pessoa ignorar esse sangramento?
Dra Simone – Quando o sangramento é frequente e o paciente não procura o dentista, a inflamação pode se tornar crônica. Sem uma boa higiene bucal e acompanhamento profissional, o processo inflamatório se intensifica e pode atingir o sistema de sustentação dos dentes, que são o osso e os ligamentos periodontais.
E, então, com o tempo, ocorre perda óssea, o dente pode ficar mole e, em casos mais graves, há a perda total do dente. Essa condição é conhecida como doença periodontal, uma infecção que compromete os tecidos de suporte dos dentes e pode evoluir de forma silenciosa.
Explique o que exatamente é a doença periodontal?
Dra Simone: Com disse, é uma infecção que compromete os tecidos de sustentação dos dentes. Ela se desenvolve a partir de uma gengivite não tratada – aquela inflamação inicial com sangramento.
Na doença periodontal, a destruição do osso e dos ligamentos é progressiva e silenciosa. Infelizmente, muitas vezes o paciente só percebe quando os dentes começam a se mover.
Quem é o profissional indicado para tratar esse tipo de problema?
Dra. Simone – O tratamento deve ser feito pelo periodontista, que é o dentista especializado em gengiva e tecidos de suporte dos dentes. Na consulta, se faz uma avaliação clínica detalhada, exames radiográficos e, também, uma investigação dos fatores de risco, como tabagismo, doenças sistêmicas (como diabetes) e higiene bucal deficiente.
Com base nisso, o dentista define um plano de tratamento individualizado, que pode incluir limpeza profunda, raspagem e alisamento radicular (procedimento que visa remover a placa bacteriana e o tártaro das raízes dos dentes), controle da placa bacteriana e, em casos mais avançados, procedimentos cirúrgicos.
O sangramento gengival pode estar relacionado a outras doenças?
Dra. Simone – Sim. Pesquisas mostram que a doença periodontal está associada a condições como diabetes, doenças cardíacas e até parto prematuro. Isso acontece porque a inflamação na boca libera substâncias que afetam todo nosso organismo.
Por isso que sempre ressaltamos que cuidar da saúde bucal é também cuidar da saúde geral.
Como podemos prevenir o sangramento gengival e a doença periodontal?
Dra. Simone: Com ações simples, porém eficazes:
- Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com escova macia ou extra macia.
- Usar o fio dental diariamente.
- Evitar o tabagismo, já que agrava a inflamação gengival.
- Fazer consultas periódicas ao dentista, para limpeza profissional e detecção precoce de um processo inflamatório, evitando que o problema evolua.
Para finalizar, o alerta é de que é preciso ficar atento em caso de sangramento da gengiva?
Dra. Simone – O sangramento é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Quanto antes for tratado, mais simples e rápido será o cuidado. Na maioria das vezes, com uma boa profilaxia e orientação sobre higiene, é possível controlar a inflamação e manter a saúde bucal em dia.
Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.