Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Assimetria facial

‘’Em uma recente visita ao dentista, só de olhar para o meu rosto, minha dentista afirmou que eu mastigava apenas do lado direito da boca. Em apenas alguns minutos e após me fazer algumas questões, ela disse que boa parte das minhas dores crônicas podia ter relação com essa assimetria.’’ 

A mastigação unilateral contribui para o crescimento da mandíbula assimétrica. O lado que o paciente mastiga fica mais baixo que o outro, ocasionando assim, a Assimetria Facial que pode por algumas vezes ser observada com facilidade. E que para espantos de muitos, pode trazer sérias consequências. 

Relação de dores crônicas e Assimetria Facial

Alguns casos podem se tratar da chamada “dor miofacial”, fibromialgia ou enxaqueca (dor de cabeça) e um bom médico vai avaliar e tratar as causas na parte médica. Em seguida vai te encaminhar para uma dentista que saiba tratar na parte odontológica as causas de sua dor para que você se livre dela ou a controle.

Muitas vezes temos dor na região do pescoço ou cabeça e a causa da dor vem de outras partes do corpo, como da articulação da boca, o que é um espanto para muitos. E para se tratar um problema, temos que tratar sua causa, certo? Por isso, ao tratar a articulação da boca tudo melhora.

‘’O sofrimento que desencadeia tantas coisas se interrompe e tudo melhora‘’

Já é conhecido que a enxaqueca, que é uma doença neurológica, pode estar associada com problemas de DTM (problemas de dores nos músculos da face na região do ouvido e, bochecha, têmporas, dificuldade para abrir a boca e problemas na articulação da boca). Seriam como se duas doenças coexistissem ao mesmo tempo e quando se tratam os problemas das articulações da boca a enxaqueca também melhora.

Inicialmente o dentista identifica e vai eliminando todos os fatores causais das dores. É como ir arrumando a casa aos poucos. Quando ele percebe que a assimetria da face precisa ser abordada de uma forma mais detalhada, ele vai usar dispositivos que vão destravar e colocar o queixo com as articulações da boca em uma posição mais confortável e que dá mais equilíbrio ao corpo. O sofrimento que desencadeia tantas coisas se interrompe e tudo melhora.

Então, um problema como assimetria facial pode estar ligado diretamente a dores crônicas?

A resposta é SIM. Se você sofre com alguma assimetria, além dores de cabeça, nas costas, coluna, pescoço e membros superiores, e já cansou de se encher de analgésicos e não ter melhora depois que passa o efeito da medicação, é bom que se atentar a este assunto.

Mas, por que isso acontece?

As dores são causadas porque o corpo é um só e tudo está interligado. Na mordida saudável, quando encostamos os dentes, encostamos todos ao mesmo tempo, com intensidade menor na região anterior e a nossa famosa ATM está na sua posição confortável e adequada na cavidade articular.

Quando a mordida é assimétrica, algumas articulações ficam sobrecarregadas, trabalhando fora da sua posição adequada e confortável e isso ocasiona dor. É como se tivéssemos uma pedra no sapato ao andar. Com o tempo o desconforto que era pequeno vai ficando grande.

Sinais que podem ser observados por você

De forma clara a assimetria pode ser observada a partir desses exemplos:

  • Quando ao sorrir, se mostra mais gengiva de um lado do rosto do que do outro;
  • Diferença de altura entre olhos e orelha, visível principalmente quando se coloca um óculos e percebe-se que eles não se encaixam aos olhos perfeitamente;
  • E claro, mordida ‘’torta’’ que faz com que tanto a mandíbula – osso móvel do rosto que se relaciona com a parte superior da face pela articulação da boca ( ATM ) – e os dentes, não estejam na posição correta e não permite o equilíbrio do corpo.

Faça o teste!

Você tem dores de cabeça frequentes, enxaquecas, dor no pescoço e na cervical, na coluna em geral, nos membros superiores? Já procurou vários especialistas e ninguém resolveu?

Então propomos o seguinte: coloque entre seus dentes uma espátula de madeira, caneta ou lápis. Ele fica retinho ou fica torto, pra cima ou pra baixo?

Repare em você, não é difícil perceber a assimetria e ela pode significar que sua mordida, ou em termos técnicos sua ATM (articulação temporomandibular) está “desencaixada” ou fora do padrão para que você tenha uma vida sem dor. O diagnóstico da

Assimetria Facial é simples, mas é multidisciplinar e sempre deve levar em conta a opinião de seus médicos. E lembre-se, quando o assunto é dor crônica então, não dá pra continuar seguindo a vida como se ela não significasse nada, porque quanto mais dor, menos qualidade de vida.

A solução!

Com o conhecimento da especialidade de dor crônica, podemos visualizar todas as causas do seu problema, sendo que a assimetria pode ser uma delas. Quando tratada, lhe devolve sua qualidade de vida, com controle das dores. Afinal, imagine você querendo correr uma corrida de São Silvestre todos os anos, com uma perna maior que a outra… Vai dar certo, mas talvez uma palmilha que tire a diferença nas pernas poderá ajudar você a fazer isso de uma forma mais prazerosa e com um mínimo de dores ou sem dor.

Uma cirurgia será necessária?

Vale destacar que somente 5% dos casos necessitam mesmo de cirurgia. Pouco, né? Hoje temos técnicas super modernas de pequenas cirurgias feitas no consultório que permitem o que chamamos de ancoragem esquelética, as quais remodelam uma boa parte destas assimetrias ósseas que estão ajudando a provocar as dores, que de bom não têm nada.

Existe um ou mais caminhos para se livrar da dor crônica e ainda ter um sorriso lindo, saudável e que funcione bem. Temos que pensar não só em função, mas também em estética e vice-versa. Com a Bio estética do Sorriso pregamos isso. Em outras palavras, não pode ser bonitinho, mas ordinário.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *