Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Odontologia Humanizada: os benefícios dessa prática essencial na saúde

O objetivo maior do trabalho do Dentista é oferecer uma solução para o problema do paciente. Porém, a forma como ele e sua equipe abordam essas questões pode fazer toda a diferença!  Essa experiência de ir ao consultório dentário não deve mais causar ansiedade, medo e estresse em homens e mulheres. Atualmente, existe uma grande preocupação em se aplicar a Humanização na Odontologia.

Mas o que é a Odontologia Humanizada?

É uma prática que proporciona tratamentos mais confortáveis e personalizados e menos traumáticos para pacientes de todas as idades. Também tem como foco cuidar das pessoas de uma forma completa, não se restringindo somente aos problemas bucais. “O dentista precisa trabalhar com empatia, numa relação próxima com o paciente. Isso gera mais confiança e resultados melhores, tanto na estética, na questão funcional, como na psicológica”, destaca Dra. Simone Prada, diretora da clínica Simone Prada Odontologia Integrada.  Esse ‘novo olhar’ estimulou estudos, abordagens, tratamentos e tecnologias na área.

Mas esse conceito vai além. Até mesmo a decoração da clínica odontológica pode proporcionar um atendimento mais humanizado.  Afinal, o espaço precisa ser acolhedor e transmitir tranquilidade, pois isso também melhora a experiência e minimiza a ansiedade do paciente. A humanização ainda envolve oferecer o melhor atendimento, resolvendo os problemas do paciente de uma forma eficiente, viável, inteligente e humana.  “Na odontologia humanizada, cada pessoa que chega ao consultório é vista de forma única. Por isso, o dentista busca, durante todo o processo de atendimento, entender esse paciente em sua essência, respeitando seus limites e dificuldades”, explica a dentista.

Vantagens da humanização na Odontologia

Encontrar uma equipe treinada para dar atenção às necessidades das pessoas faz com que o tratamento dental e estético flua melhor, com menos contratempos e surpresas.

Quais os outros benefícios para os pacientes? Destacamos alguns:

– Na odontologia humanizada, o paciente é informado sobre todos os processos, dinâmicas e resultados dos tratamentos, o que gera mais confiança e menos medo.

–  Dentro desse conceito, o dentista tem tempo para escutar. Pode parecer óbvio, mas com a rotina agitada e outras pessoas para atender em um único dia, muitas vezes o profissional evita prolongar o diálogo com seus pacientes. Uma das práticas adotadas na odontologia humanizada é a escuta atenta às queixas do paciente, assim como a tudo que envolve os cuidados, ou falta deles, com a saúde bucal. Só assim é possível compreender a causa principal do problema e oferecer a melhor solução.

– Outra prática da odontologia humanizada envolve o cuidado no pós-consulta. O paciente que realiza um procedimento mais invasivo, que pode gerar algum tipo de dor no pós-consulta, deve ser atendido sempre, de forma ágil, para minimizar qualquer desconforto ou problema.

Acima, detalhes da clínica Simone Prada  

Criança, público especial

A humanização torna-se ainda mais importante na Odontopediatria, que se dedica à saúde oral dos bebês, crianças e adolescentes. O objetivo principal desse ramo da odontologia é a realização de tratamentos preventivos, mas também curativos, para que meninos e meninas cheguem à idade adulta com uma boca saudável, estética e funcional.

Para isso, é necessário um olhar cuidadoso e um atendimento de qualidade. O dentista busca um contato visual com a criança ficando, se possível, no mesmo nível que ela, incentivando-a a não desistir e parabenizando-a por cada etapa do procedimento concluída.

O ambiente pode ser lúdico, com decoração infantil, livros interativos e até uma TV com desenhos animados, para serem uma fonte de distração e entretenimento.  Esse atendimento humanizado na infância é um fator primordial para que a criança cresça atenta a sua higiene bucal pelo resto da vida.

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *