Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

No mês da Mulher, a saúde bucal feminina merece destaque

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, importante falarmos sobre os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde bucal, um hábito essencial tanto para a integridade dos dentes quanto para a autoestima feminina.

As mulheres têm necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e depois a menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana. Manter um sorriso saudável e bonito é essencial para uma boa qualidade de vida e para se manter sempre ativa, independente da idade.

A entrevistada deste mês do Blog – Aparecida Melchiades Heleno (imagem abaixo) – é um bom exemplo quando o assunto é vitalidade e saúde bucal. Turismóloga de formação, trabalhou 25 anos como funcionária pública na área da saúde até se aposentar. Porém, não cogitou a ideia de parar de atuar profissionalmente e de cuidar do seu sorriso, que considera sua característica física mais importante. “Há um tempo, em um curso de autoestima, me perguntaram o que mais gostava em mim e respondi que era meu sorriso. Tenho orgulho dele, cuido muito bem e sou muito elogiada por isso”, declara.

Paciente da  clínica Simone Prada desde 2015, Aparecida já foi submetida a vários procedimentos e tratamentos, desde o ortodôntico com a colocação de aparelho para correção da mordida, cirurgia ortognática, até o implante com enxerto, programado para o segundo semestre deste ano. “As mulheres precisam da saúde bucal para ter um uma melhor qualidade de vida. Acho que o sorriso é tudo e faz diferença em qualquer lugar que você chega, em qualquer ocasião. Nos ajuda a ter mais confiança para continuar estudando e trabalhando. Estou terminando um curso de técnico veterinário, pois não sei ficar ociosa, quero continuar me sentindo útil e saudável”, finaliza.

Rotina de cuidados

Para manter a saúde bucal em dia e um belo sorriso a vida inteira, bastam alguns cuidados cotidianos. Confira as dicas:

  1. Use pasta de dente com flúor, pois a substância fortalece os dentes
  2. Use o fio dental após as refeições
  3. Escolha os materiais corretos para a escovação: uma escova com cerdas macias e no tamanho correto da sua boca
  4. A língua e as bochechas também devem ser escovadas para retirar o acúmulo de resíduos e evitar, com isso, a proliferação de bactérias. Também pode ser utilizado o limpador de língua para auxiliar na higiene.
  5. Mantenha uma dieta equilibrada, diminuindo a ingestão de açucares e aumentando o consumo de alimentos ricos em cálcio.
  6. Evite o consumo de bebidas alcóolicas e do cigarro.
  7. Importante consultar seu dentista regularmente e, caso sofra de alguma doença como endometriose, informar ao profissional para que ele consiga fazer um diagnóstico correto de seus problemas e propor o melhor tratamento.

Outras informações importantes para a saúde bucal feminina

  • Se você faz uso de contraceptivos orais– A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns desses fármacos.
  • Em caso de gravidez– Estudos apontam que muitas gestantes têm gengivite, sendo os sintomas: gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre importante.
  • Já na menopausa – Algumas mulheres podem apresentar gengivas avermelhadas ou inflamadas, além de sensação de ardência, alteração do paladar e boca seca.
  • Com relação à osteoporose– Estudos mostram a relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares.  Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes. Por isso, sempre importante um acompanhamento médico.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *