Gengivite pode provocar parto prematuro?

A gravidez é período fascinante, que proporciona momentos únicos e inesquecíveis para a futura mamãe e família. No entanto, também é uma fase muito delicada e que requer cuidados redobrados, inclusive com a saúde dos dentes da mulher. Se você ou alguma pessoa que conhece está pensando em engravidar, uma boa ideia é começar a cuidar melhor da saúde dentária desde já. Problemas bucais, como a gengivite, aumentam o risco de partos prematuros.

Por que existe esse risco?

A gengivite é uma inflamação das gengivas que pode afetar as futuras mamães por causa das alterações hormonais que ocorrem durante a gestação. Vários estudos já mostraram que a presença de gengivite aumenta o risco de parto prematuro, o que pode trazer consequências graves para a saúde do bebê.

Isso porque essa inflamação pode desencadear uma resposta inflamatória sistêmica no corpo da gestante, que pode chegar ao útero e levar à liberação antecipada de substâncias responsáveis pelo trabalho de parto. Além disso, a presença de bactérias na boca pode causar infecções que também aumentam a propensão ao parto prematuro.

É melhor prevenir

Todo cuidado é pouco, portanto, para combater a gengivite e seus efeitos prejudiciais na gestação, as mulheres devem redobrar a atenção com a saúde bucal no seu dia a dia.

É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias, ou extra macias, e usar fio dental diariamente para remover placas bacterianas.

A consulta regular ao dentista durante a gestação é fundamental para que o profissional possa monitorar a saúde bucal da mulher e tratar qualquer problema, o mais cedo possível.

Segundo a Dra. Simone Prada (na imagem), diretora da Clínica Simone Prada, as visitas ao dentista precisam fazer parte dos tradicionais cuidados do pré-natal. “O ideal é que a mulher faça consultas a cada três meses para um acompanhamento adequado. Os tratamentos para os problemas periodontais são possíveis na gravidez, mas necessitam de mais atenção. Uma alteração na boca interage com todo o organismo”, explica.

Muitas gestantes sentem fortes enjoos e vomitam com frequência. Nesse período da vida da mulher, ocorre um aumento do fluxo de ácidos provenientes do aparelho digestivo que pode danificar os dentes. Por isso, em caso de vômitos, é importante enxaguar a boca com cuidado para eliminar os vestígios, caso não seja possível escovar os dentes e a língua, para uma limpeza mais adequada.

Cuidar da saúde bucal durante a gravidez é um gesto de amor e cuidado com o bebê que vai nascer e pode trazer muitos benefícios para a saúde desse novo membro da família. “Vale reafirmar que bons hábitos podem ajudar a prevenir o parto prematuro, garantindo que o bebê nasça com um sistema imunológico forte e até mesmo combater problemas dentários na infância”, destaca Simone Prada.

Uma mamãe com práticas saudáveis ensina sobre a necessidade de uma boa saúde bucal desde cedo para as crianças e sabe que é essencial levar os filhos, ainda bebês, ao dentista.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui