Como a Assimetria da Face pode impactar sua saúde

A Assimetria da Face é uma condição bastante comum, no qual as características faciais de uma pessoa não são simetricamente alinhadas. Essa diferença no rosto normalmente tem um impacto significativo na autoestima das pessoas, especialmente das mulheres, pois pode afetar a aparência e o bem-estar emocional. Mas, além disso, a assimetria da face pode ter implicações na saúde como um todo.

Como identificar a Assimetria Facial?

Ela é caracterizada pela discrepância na proporção facial, na forma ou posição dos olhos, orelhas, nariz, lábios ou queixo. É normal que homens e mulheres tenham alguma assimetria facial leve, as vezes imperceptível. No entanto, em casos mais acentuados, ela se torna mais perceptível e pode desencadear uma preocupação excessiva e constante com a aparência e causar danos à saúde física e emocional.

Os impactos na Saúde

A Assimetria Facial pode ocorrer devido a uma variedade de fatores, como por exemplo, o desenvolvimento craniofacial, lesões, problemas dentários e até mesmo questão genética.

Além dos efeitos negativos na autoestima das pessoas, essa condição pode resultar em problemas funcionais, como o desalinhamento da mandíbula, dificuldades na mastigação e na fala, e até mesmo problemas respiratórios, que podem causar desconforto e dor crônica, afetando a qualidade de vida. Ela também pode levar a problemas de postura, uma vez que o corpo tende a compensar o desequilíbrio facial.

Listamos algumas das complicações funcionais mais comuns associadas à assimetria facial:

Desalinhamento da mandíbula: A assimetria facial pode causar um desalinhamento da mandíbula, levando a problemas na oclusão dentária, ou seja, os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente ao morder ou fechar a boca. Essa condição dificulta a mastigação adequada e pode causar dores na articulação temporomandibular (ATM) e, até mesmo, desencadear dores de cabeça frequentes.

Dificuldades na mastigação e fala: O problema de assimetria pode interferir na coordenação dos músculos envolvidos na mastigação e na fala, o que pode levar a dificuldades em mastigar os alimentos de forma correta, causando desconforto e outros problemas nutricionais. Além disso, também pode influenciar a articulação correta a fala, resultando em problemas de dicção e comunicação.

Problemas respiratórios: Essa diferença na face, quando acentuada, pode afetar as vias respiratórias superiores, dificultando a respiração. Por exemplo, um desvio do septo nasal ou uma assimetria nas narinas pode obstruir o fluxo de ar, causando dificuldades respiratórias e roncos durante o sono.

Desconforto postural: A assimetria da face ainda pode causar um desequilíbrio na distribuição de peso e tensão muscular, afetando a postura corporal da pessoa. Quando o rosto está desalinhado, o corpo tende a compensar essa diferença, o que resulta em desvios posturais, ombros desalinhados e problemas na coluna vertebral. Essas alterações posturais podem causar dores musculares e até mesmo lesões, ao longo do tempo.

Segundo a Dra. Simone Prada, da clínica Simone Prada Odontologia Integrada, é importante entender que os problemas de saúde causados pela assimetria facial podem variar de acordo com a gravidade dessa condição.  “Por isso, a orientação é procurar um dentista para uma análise precisa e o planejamento do tratamento individualizado, desde o uso de placas, aparelhos ortodônticos, próteses dentárias, preenchimentos e, até mesmo, cirurgias”, explica.

Foi o caso da farmacêutica Adeliana Freire de Avelar.  Incomodada com uma assimetria na boca, que causava problema de mordida e lábio repuxado, ela buscou ajuda na clínica Simone Prada, onde iniciou recentemente um tratamento personalizado para equilibrar a aparência do rosto. “Procurei uma dentista especializada para tentar resolver o problema, sem a necessidade de cirurgia. Já havia feito procedimentos como botox e preenchimento, mas nunca tinha tratado a causa da minha assimetria”, relata.

Se você, assim como Adeliana, percebe e sofre com algum grau de assimetria facial, é essencial buscar o aconselhamento de profissionais especializados para encontrar as melhores soluções. “Corrigir a assimetria da face não é somente sobre autoestima, é sobre saúde física, por isso é necessário investigar e agir nas possíveis causas”, finaliza Dra. Simone Prada.

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4