Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Entenda o que é Saliva Artificial e como ela pode melhorar a saúde bucal

Você sabia que algumas pessoas podem ter pouca produção de saliva ou até mesmo não produzirem o fluído? Tem quem pense que isso não significa um problema, o que é um equívoco.

A saliva desempenha um importante papel na manutenção da nossa saúde bucal. Quando ela falta, é necessária a utilização da Saliva Artificial, que funciona como substituta da natural e é indicada justamente para os pacientes que apresentam os sintomas da xerostomia (boca seca).

Por que a saliva é importante?

A saliva ajuda na digestão, na proteção dos dentes contra as cáries – principalmente de raiz, pois os dentes ficam mais desprotegidos – no controle das bactérias, no combate ao mau hálito, além da própria lubrificação da boca. Portanto, a falta da saliva natural pode levar ao desenvolvimento de doenças bucais.

Quais as causas da boca seca?

De acordo com a dentista Simone Prada, responsável pela clínica Simone Prada, existem várias causas possíveis para a xerostomia e é essencial identificá-las para um tratamento eficaz. “A baixa produção de saliva pode ser provocada por fatores diretos como depressão, estresse, diabetes, quimioterapia, medicações de uso contínuo, mas também por causas indiretas como ronco, respiração pela boca e até desidratação. Por isso, é fundamental o dentista investigar todos os hábitos pessoais e histórico de doenças do paciente”, explica.

A especialista ainda destaca que muitos homens e mulheres, especialmente os mais idosos, já chegam ao consultório com doenças da gengiva, disgeusia (alteração do paladar), dificuldades para falar, mastigar e engolir, além de lábios ressecados, rachados e problemas para utilizar as próteses. “Os idosos acabam sendo o público que mais sofre com essa condição devido, principalmente, à ingestão de medicamentos que possuem, como um dos efeitos colaterais, a diminuição da saliva. Esses quadros aumentam significativamente os riscos de infecções bucais mais sérias”.

Como utilizar a Saliva Artificial?

Os chamados estimulantes salivares podem ser encontrados em dois formatos, em gel e spray.  Não é preciso uma recomendação do dentista para comprar esses produtos nas farmácias.

No entanto, importante lembrar e frisar que esse é um procedimento paliativo, ou seja, trata apenas um sintoma e não resolve o problema. Por isso, vale a pena consultar um dentista para exames mais detalhados e outras alternativas mais adequadas ao paciente.

 

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *