Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Dentista, um profissional que vai muito além da saúde bucal

A odontologia tem um impacto transformador na qualidade de vida das pessoas pois, além de tratar as dores é capaz de restaurar a autoestima e fazer a diferença na vida de crianças, adultos e idosos.

Para celebrar esse profissional tão importante, hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista e nós aproveitamos a data para entrevistar a Dra. Simone Prada, coordenadora da Clínica Simone Prada. A cirurgiã-dentista, especialista em disfunção temporomandibular e DTM e mestre em Ortodontia, tem mais de 30 anos de carreira e vem de uma família tradicional nessa área. O avô, Mário Graziani, foi o pioneiro na especialidade de Cirurgia Bucomaxilofacial no Brasil e sua grande inspiração para ingressar na profissão.

Nesta conversa, procuramos entender um pouco mais sobre sua metodologia de trabalho, que já beneficiou centenas de pacientes que sofriam com dores crônicas e assimetria facial, entre outros distúrbios.

O paciente como um todo

O método que a Dra. Simone Prada segue é a filosofia americana OBI. Essa prática considera não apenas o alinhamento dos dentes, mas sim o alinhamento de todo o corpo do paciente para tratar sua queixa, seja referente a dor, a estética facial ou ambos. “Trata-se de enxergar e tratar o paciente como um todo, não somente a boca, mas todos os aspectos ligados à sua saúde”, destaca.

Quem pode se beneficiar do método?

A metodologia atende as pessoas que têm queixas de dores crônicas em diferentes áreas, como por exemplo: dores na articulação da boca, na cabeça, no pescoço e na coluna.

E, também, para aqueles que têm queixas em relação à estética e desejam um rosto com traços proporcionais e mais harmônicos. Ou seja, o método Simone Prada é para todos que estão em busca de maior qualidade de vida, saúde e autoestima em um único tratamento. “Nosso diferencial é que, de fato, trabalhamos de forma personalizada. É de extrema importância ouvir a história de cada paciente e entender suas queixas”, ressalta.

Ao longo de décadas de pesquisa e trabalho, a dentista já atendeu inúmeros casos de assimetria facial e explica que o equilíbrio muscular interfere na simetria do rosto. “Nosso método já tratou, por exemplo, de pacientes que não precisaram realizar procedimentos de harmonização facial, como preenchimentos e aplicação de toxina botulínica. E isso ocorre porque quando melhoramos a estrutura dos dentes, os músculos relaxam e o rosto apresenta mais equilíbrio, fica mais harmonioso, resultando em um paciente feliz, com autoestima melhor, além de saúde bucal. Sempre explico que a boca não é separada do corpo e tem grande influência na saúde física e mental das pessoas, como um todo”.

Educação Continuada

A filosofia seguida pela especialista reforça, ainda, a necessidade da contínua reciclagem e atualização, com participações em Congressos nacionais e internacionais, além da leitura de artigos científicos.  “Importante também conversar com os pares e contar sempre com uma equipe multidisciplinar, com especialistas de ponta em cada área. Durante muito tempo dei aula na APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) sobre casos complexos de prótese de dentes naturais associadas a implantes dentários. Aqui na clínica, nesses mais de 30 anos de formada, pude escolher a dedo os colegas especialistas de todas as áreas da Odontologia para completar o meu time. Sou muito feliz e agradecida com a minha profissão”, finaliza.

 

Quer saber mais?  Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *