Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Nas férias, cuidados redobrados para manter a higiene bucal

Janeiro é um mês bastante aguardado, pois para muitos é o momento de férias, com a agenda repleta apenas de atividades de lazer, relaxamento e diversão. Porém, é crucial lembrar que, mesmo durante os dias de folga, a saúde bucal de toda a família não tira férias!

O fato é que nessa época de descanso os horários mudam, mas os cuidados com os dentes devem permanecer, pois nos deparamos com desafios extras para a manutenção da higiene bucal, especialmente para as crianças, por conta do aumento natural do consumo de doces e sorvetes.

Segundo a Dra. Simone Prada, responsável pela clínica Simone Prada Odontologia, durante as férias é necessário manter a prática dos cuidados bucais, com escovações constantes. “O que acontece é que as pessoas, quando saem da rotina, acabam negligenciando a higiene dos dentes. Para evitar problemas, o que aconselhamos é sempre levar nos passeios um kit de higiene bucal na bolsa ou mochila de mão, para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa, a qualquer hora”.

Além desta, a dentista dá outras dicas importantes para manter a boca de adultos e crianças o mais saudável possível. Confira:

Cuidado com bebidas ácidas – Refrigerantes e sucos cítricos podem corroer o esmalte dentário, quando consumidos em excesso e sem a correta higienização – com escovação ou fio dental – logo após a ingestão dessas bebidas.

Não esqueça da água – Importante beber água regularmente, pois ela desempenha um papel crucial na saúde bucal e física. Além de hidratar o corpo, ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias na boca.

Alimente-se bem – Dê preferência a alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, que estimulam a produção de saliva e ajudam a limpar os dentes. E muito cuidado com os produtos duros, como caroços de frutas ou gelo, que podem danificar os dentes.

De olho no açúcar – No período de férias é muito comum o aumento no consumo de doces e sorvetes, por exemplo, principalmente pelas crianças. Tente impor limites para esse tipo de alimento.

O melhor é comer os alimentos mais açucarados nas refeições principais, para minimizar o impacto na saúde bucal. Essas ‘delícias gastronômicas’ contribuem para o desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas dentários. O alto teor de açúcar alimenta as bactérias na boca, levando a produção de ácidos que corroem o esmalte dos dentes.

Consulta Pós-Férias

É absolutamente viável desfrutar das férias e manter a saúde bucal de toda a família com essas práticas simples de prevenção.

Por fim, considere agendar uma consulta odontológica após as férias para uma avaliação e limpeza dentária. Assim, é possível identificar e tratar precocemente qualquer problema que possa ter surgido, antes que se torne grave.

Lembre-se que a Prevenção é a Chave para um Sorriso Saudável!

Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4


Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *