Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Os recursos e benefícios da Tecnologia na Odontologia, para pacientes e dentistas

A área da Odontologia tem sido impactada positivamente pelos avanços da tecnologia, nas últimas décadas. Essas novas ferramentas tecnológicas não apenas provocaram uma evolução no cuidado da saúde bucal, remodelaram vários aspectos da prática odontológica, desde o diagnóstico até o planejamento e execução dos tratamentos, como também aprimoraram o conforto dos pacientes e a eficiência de forma geral.

Quais são essas tecnologias e os efeitos positivos para pacientes e profissionais? Destacamos algumas:

Odontologia Digital – Os chamados scanners intraorais fornecem impressões digitais precisas, eliminando assim a necessidade de materiais de impressão tradicionais.  O CAD e o CAM – sistemas de fabricação e design assistidos por computador permitem a fabricação de restaurações dentárias de alta qualidade como coroas, pontes e lentes de contato orais, com muita precisão e eficiência.

Impressão 3D –  A técnica emergiu como um fator de mudança na odontologia. Ela permite a prototipagem e produção de aparelhos dentários, próteses, guias cirúrgicos e modelos anatômicos para planejamento pré-operatório de forma muito mais rápida. Para os dentistas, a impressão 3D possibilita soluções personalizadas e adaptadas à anatomia única de cada paciente e às necessidades de tratamento.

Odontologia a Laser – Essa tecnologia diversificouas opções de tratamento da odontologia, oferecendo soluções minimamente invasivas para inúmeros procedimentos. Os lasers são utilizados em cirurgias de tecidos moles, terapia periodontal, preparo de cavidades e clareamento dental com maior precisão e desconforto mínimo, comparado aos métodos tradicionais. Além disso, o laser promove uma cicatrização mais rápida, reduz o sangramento e minimiza o risco de infecção.

Plasma Rico em Fibrina – Outro avanço da Odontologia é o PPRF – sigla para o Plasma Rico em Fibrina. Trata-se de um produto derivado do sangue do próprio paciente, que contém alta concentração de plaquetas e fatores de crescimento. O PPRF tem sido utilizado por dentistas especializados, treinados e habilitados, para promover a cicatrização, acelerar o processo de regeneração do tecido e melhoras os resultados dos tratamentos, como implantes, cirurgias e lesões orais traumáticas, minimizando o risco de rejeição ou reações adversas.

Tomografia Tridimensional – Essa é uma tecnologia que permite aos dentistas obter uma visão completa e detalhada das estruturas dentais e dos tecidos ao redor, fornecendo informações valiosas para o diagnóstico e, também, o planejamento de tratamentos. A Tomografia Tridimensional, também conhecida como tomografia computadorizada cone-beam (TCFCB), utiliza uma máquina especial que captura imagens da região bucal. Ao contrário da radiografia convencional, que oferece apenas uma imagem bidimensional, a TCFCB gera uma imagem tridimensional, com uma visão completa e precisa das estruturas dentais.

Esse é um recurso muito importante para a Implantodontia, por exemplo, pois possibilita fazer cirurgias sem a abertura de retalhos na  boca do paciente, fazendo  apenas uma abertura para a colocação dos implantes, numa cirurgia com guias que foram confeccionadas usando as imagens da tomografia, e uma ideia precisa de onde deveriam ficar os implantes,  o que promove mais conforto.

Outra vantagem da tomografia tridimensional é a sua baixa dose de radiação em comparação com outras formas de tomografia. Isso significa que é uma opção segura para pacientes, minimizando os riscos associados à exposição excessiva à radiação.

Inovação com cuidado humano

Nesse cenário cada vez mais inovador, também são utilizadas tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para melhor estudo e aprendizado nas Universidades e na experiência com os pacientes.  Os algoritmos alimentados pela  Inteligência Artificial (IA) e aplicativos de software odontológicos estão sendo integrados para melhorar o diagnóstico e otimizar o planejamento dos tratamentos.

À medida que a tecnologia avança a um ritmo acelerado, o campo da Odontologia vislumbra um imenso potencial em procedimentos e cuidados preventivos. Ao adotar esses recursos, os dentistas podem fornecer resultados superiores e elevar o padrão do cuidado oral.

Esses são apenas alguns exemplos dos avanços tecnológicos na Odontologia. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia será sempre uma aliada, mas jamais irá substituir os dentistas. Ela é uma ferramenta poderosa para auxiliar os profissionais na tomada de decisões, melhorar a precisão dos diagnósticos e otimizar os tratamentos. Porém, a expertise clínica e o cuidado humano continuarão sendo fundamentais na prática odontológica.

Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *