Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Como prevenir cáries nas crianças

As cáries infantis são comuns em crianças de todo o mundo. Existem duas causas principais de cáries: má higiene dental e ingestão de comidas açucaradas. Veja aqui como prevenir cáries nas crianças e siga essas dicas para deixar a saúde bucal em dia!

As cáries podem ser dolorosas e se não tratadas podem levar à periodontite infantil, então garantir que as crianças tenham uma dieta balanceada, levar uma rotina saudável de higiene bucal em casa e visitar o dentista regularmente são fatores cruciais para a prevenção de cáries e manutenção da excelente saúde bucal.

O que causa as cáries?

Geralmente, os resíduos de tudo o que comemos diariamente ficam depositados sobre a parte superior dos molares. Se não nos higienizarmos, estes resíduos se acumulam e decompõe, dando lugar às bactérias. As crianças são mais propensas a sofrer com esta situação por consumir muitos doces, entretanto, os adultos nem sempre mantêm uma boa higiene bucal e acabam também sofrendo com essa condição. Neste artigo você irá aprender várias dicas para prevenir as cáries.

Como vou saber se meu filho tem cáries?

Grandes cáries podem ser dolorosas, enquanto minúsculas cáries podem não ser sentidas. Tornando as coisas ainda mais complicadas, às vezes elas se formam entre os dentes, tornando-as invisíveis a olho nu. Raios-X odontológicos e os olhos treinados do dentista ajudam a localizar até mesmo as menores cáries, para que possam ser tratadas antes que se agravem.

Como evitá-las

Visitas regulares ao dentista são apenas parte da batalha contra as cáries. Aqui estão algumas diretrizes úteis para a prevenção:

  1. Analise a dieta – Muitos lanches açucarados ou ricos em amido podem acelerar a formação de cáries. Substitua lanches açucarados como doces por alimentos naturais sempre que possível e, da mesma forma, substitua o refrigerante por água.
  2. Cortar os lanches – Comer várias vezes ao dia pode expor os dentes desnecessariamente aos açúcares. Guarde o açúcar e o amido para as refeições, quando a criança estiver produzindo mais saliva e bebendo água. Certifique-se de que consomem água suficiente para limpar os dentes.
  3. Evite a aderência – Alimentos “pegajosos” (como caramelo) formam placas rapidamente, e são extremamente difíceis de tirar dos dentes. Evite-os sempre que possível.
  4. Lave a chupeta – Muitos pais têm a mania de “limpar” a chupeta dos filhos colocando-a em suas próprias bocas. As bactérias orais podem ser transmitidas da mãe ou do pai para o bebê. Lave uma chupeta suja com água corrente ao invés de chupá-la, para evitar contaminar a boca do bebê.
  5. Bebidas na hora de dormir – Colocar uma criança na cama com uma mamadeira é uma má ideia. O leite, o suco ou a água adoçada ficam nos dentes a noite toda – atacando o esmalte e maximizando o risco de cáries. Certifique-se de que a criança tenha uma última bebida antes de dormir e escove os dentes.
  6. Não adoçar a chupeta – Os pais às vezes mergulham chupetas no mel para acalmar uma criança irritada. Não seja tentado a fazer isso.
  7. Escova e fio dental – Os pais devem escovar os dentes do filho até que eles desenvolvam a habilidade para fazerem isso sozinhos.
  8. Verifique o flúor – Quando usado corretamente, o flúor pode fortalecer o esmalte dos dentes e ajudar a evitar as cáries. Muito ou muito pouco flúor pode danificar os dentes, então peça ao dentista pediátrico uma avaliação de flúor.
  9. Consultas – Mantenha um cronograma regular de consultas para criar sorrisos saudáveis!

Estes conselhos podem ajudar você a assegurar uma saúde bucal melhor para as crianças. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *