Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Dentista para crianças – Por que é tão importante a consulta nessa fase?

Quem pensa que dentista é coisa de adulto ou que a criança só deve ser levada ao dentista depois que caírem seus dentes de leite está muito enganado. Cada fase da vida exige cuidados bucais diferentes. Avaliações precoces são de muita utilidade para manter a saúde bucal dos pequenos. Saiba mais sobre Dentista para Crianças.

Chamada de Odontopediatria, a especialidade odontológica que cuida de bebês e crianças é muito importante no desenvolvimento infantil. Sua principal função é aplicar técnicas de psicologia infantil para eliminar desde cedo os traumas relacionados ao dentista.

Em que momento é preciso procurar um dentista para crianças?

Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pelos pais durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita a um odontopediatra. Nessa consulta, o dentista dará as instruções para os pais cuidarem dos primeiros dentes do bebê. Hábitos de saúde oral e amamentação, assim como outras questões, serão esclarecidos.

Essa consulta é extremamente necessária se o bebê tem hábito de chupar o dedo ou chupeta de forma desequilibrada. Esse hábito pode levar ao aparecimento de cáries e problemas gengivais por exemplo.

A presença do dentista na infância

O nascimento de todos os dentes de leite se dá normalmente no período entre 2 anos e meio e 3 anos. Nesta fase da vida a presença da odontopediatria é fundamental para orientar e agir na prevenção de doenças. Alguns problemas dentários nessa época podem ocorrer independente do cuidado precoce dos pais.

É muito comum o aparecimento de lesões bucais relacionadas a traumas causados por quedas, cáries de mamadeira, má formação e outros fatores relacionados à erupção dentária.

Após a escolha da melhor técnica e do melhor material, é por meio do tratamento curativo que o paciente não só terá seu problema eliminado como também receberá constante orientação.

Também é importante frisar que muitos problemas de crescimento e alterações na arcada podem ser tratados precocemente por meio do uso de aparelhos ortopédicos. Eles podem amenizar e até mesmo corrigir vários problemas ortodônticos na infância.

Perdendo o medo de dentista

Quanto mais cedo a criança estabelecer uma relação com o dentista, menores serão as chances de ela ter medo de ir a consultas. A partir daí, cria-se um relacionamento entre o paciente e o profissional. Ele fará todas as indicações para os pais sobre conduta e higiene, considerando o quadro clínico apresentado.

A criação de um filho exige cuidado permanente e os pais devem aproveitar estas consultas para contar sobre os comportamentos e experiências vivenciados pela criança nesta área e também para tirar todas as suas dúvidas.

Não adie a ida do seu filho ao dentista!

No Brasil, menos de 1% das crianças vai ao dentista no momento certo. Essa consulta tardia de uma criança pode ser traumática. Tudo isso porque, geralmente, essa visita ao odontopediatra ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal.

Além disso, a prática de cuidar da saúde bucal desde cedo e de forma regular fará com que as crianças cresçam mais conscientes com esses aspectos e passem seus conhecimentos adiante. O acompanhamento pode ser feito desde a gravidez da mãe com orientações de dieta e autocuidado para a mesma e para o bebê.

Quando a criança nasce, orientações para os bebês com relação as chupetas, postura de amamentação, bicos de mamadeiras são super importantes. Assim, é possível mantermos nas crianças o melhor estímulo de crescimento (mais próximo possível da amamentação natural).

Quando trazer seu filho pela primeira vez ao dentista?

O ideal seria por volta dos 3 meses. Nesta fase a criança está sendo amamentada ou já foi introduzida a amamentação artificial associada ou não a natural.

Existem muitos parâmetros importantes que cada fase do crescimento precisa atingir antes do nascimento dos primeiros dentes. Com orientação do profissional, pode-se quando diagnosticada alguma alteração – com exercícios de fisioterapia e pequenas mudanças na postura de amamentação, bicos de mamadeiras, entre outros – fazer a diferença na vida do seu filho.

Então não fique com dúvidas – procurar um dentista para crianças sempre será uma boa opção!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *