Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Entenda a importância da Reabilitação Odontológica: o equilíbrio entre a função e estética dos dentes

Se você é uma daquelas pessoas que buscam a melhor solução para seus problemas de saúde bucal, já deve ter ouvido falar na Reabilitação Odontológica. Mas, você sabe o que é isso exatamente e como ela pode impactar na saúde como um todo?

A Reabilitação em Odontologia – ou Reabilitação Dentária – é uma série de procedimentos que visam a restauração de toda a anatomia dental, de forma que a mastigação, o sorriso e o desenho das arcadas dentárias estejam em plena harmonia com as demais estruturas faciais.

O objetivo é melhorar a aparência da boca e devolver as funções orais, de maneira que tudo se encaixe e funcione normalmente. Essa técnica envolve a análise minuciosa da condição física do indivíduo, de forma geral, para que então, o dentista possa traçar um plano de tratamento personalizado e adequado às necessidades do paciente, com os melhores recursos odontológicos existentes e acessíveis.

A Reabilitação Odontológica envolve várias áreas da odontologia como, por exemplo, a Periodontia (gengiva e osso maxilar), Endodontia (polpa, tecido e raiz dos dentes), Ortodontia (posicionamento dental) e a Implantodontia (prótese e enxerto ósseo).

Para explicar melhor a importância dessa prática, conversamos com a Dra. Simone Prada, diretora da Clínica Simone Prada e especialista em Reabilitação Odontológica e Bioestética Dental. “Costumamos comparar o procedimento odontológico à estrutura de um prédio. Isso quer dizer que, se você não cuidar dos pilares de sustentação do edifício, a consequência poderá ser danificar toda a obra e, inclusive, levá-la a ruir. Os nossos dentes passam por um processo parecido, uma vez que a falta de cuidado implica em problemas sérios não apenas na boca, mas também, em vários órgãos do corpo, causando dores crônicas, inclusive”, detalha.

Como é feita a análise do paciente para a reabilitação oral?

De acordo com a Dra. Simone Prada, o dentista precisa analisar o paciente de forma criteriosa, que envolve a avaliação de diversos aspectos, entre eles, uma Anamnese detalhada – com a coleta de informações sobre a saúde geral, histórico médico e odontológico, medicamentos em uso, hábitos alimentares e outros fatores relevantes; a Análise clínica – que inclui a avaliação da condição dos dentes, gengivas, mucosa oral, articulação temporomandibular e outros elementos relacionados à saúde bucal e, ainda, os Exames complementares – radiografias, tomografias, exames laboratoriais e outros procedimentos para auxiliar na análise do indivíduo.

Atualmente, algumas das tendências em reabilitação incluem a utilização de tecnologias digitais, como impressoras 3D e sistemas de planejamento virtual e, também, o uso de materiais mais estéticos e resistentes como as cerâmicas, implantes, próteses fixas e removíveis, coras e pontes dentárias.

Estudos internacionais

Formada pela Universidade de São Paulo (USP), Simone Prada é uma profissional reconhecida no mercado por sua abordagem personalizada e atenciosa aos pacientes. A dentista acredita e investe na educação continuada, participando de diversos cursos e congressos no Brasil e no exterior.  “A odontologia é uma profissão que exige grande dedicação. Ao longo dos anos, muitos se destacaram por sua contribuição na pesquisa e no avanço da área e um deles é o Dr Jeffrey McClenton, que esteve recentemente no Brasil para um congresso do qual participei”, destaca.

A dentista salienta que segue a mesma filosofia de trabalho do Dr. McClenton, que entende que para criar um sorriso bonito e natural é necessário estudar todas as características individuais da pessoa.  “A ideia é de que o paciente é o foco principal do atendimento odontológico e não apenas a condição ou problema dental em si. Isso significa estudar mais do que a mordida. Deve-se avaliar o alinhamento das vértebras do pescoço, assimetria facial, a postura e até mesmo a forma de pisar do paciente. O objetivo é fornecer uma reabilitação de qualidade que melhore a saúde bucal e geral”, explica.

A especialista ainda detalha que “Quando se restabelece a posição dos dentes anteriores e o encaixe com os dentes inferiores, tudo fica em harmonia com a parte muscular da face, da articulação da boca e coluna e, com isso a imagem de juventude se mantém ou melhora (filosofia da OBI). Temos  tomografias mostrando melhora da parte respiratória também. Nos pacientes com comprometimento neurológico, quando se permite um melhor vedamento dos lábios e melhor postura da língua, há uma melhora na parte motora. Em nossa clínica temos a satisfação de ver ótimos resultados”, finaliza Simone Prada.

Na imagem: Dra Simone Prada com Dr Jeffrey McClenton, durante Congresso
na Sociedade Paulista de Ortodontia. Em março deste ano
Crédito @drasimoneprada

A reabilitação odontológica é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Além de melhorar a aparência estética dos dentes e sorriso, cuida da saúde do paciente com um todo, contribuindo para elevar a autoestima e estimular uma vida mais feliz!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *