Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

A dor crônica e sua relação com a “mordida”

Você sofre com dores  de cabeça, nas costas, coluna, pescoço e membros superiores? Já cansou de se encher de analgésicos e não ter melhora depois que passa o efeito da medicação? Em alguns casos pode se tratar da chamada “dor miofacial” e um bom médico vai avaliar e tratar as causas na parte médica e depois vai te encaminhar para uma dentista que saiba tratar sua mordida ou a famosa ATM (articulação temporomandibular) para que você se livre dessas dores.

De onde vem as dores crônicas?

As dores são causadas porque o corpo é um só e tudo está interligado. Na mordida saudável, quando encostamos os dentes, encostamos todos ao mesmo tempo, com intensidade menor na região anterior e a nossa famosa ATM está na sua posição confortável e adequada na cavidade articular.

Quando a mordida é assimétrica, algumas articulações ficam sobrecarregadas, trabalhando fora da sua posição adequada e confortável e isso ocasiona dor. É como se tivéssemos uma pedra no sapato ao andar. Com o tempo o desconforto que era pequeno vai ficando grande. As articulações produzem forças como em uma gangorra.


Dá pra perceber a diferença da posição do palito? Na primeira imagem, a mordida é simétrica, na segunda, é assimétrica. Isso indica que, provavelmente, esse paciente tenha dores.

Podemos ter também uma pista quando nos olhamos no espelho e observamos altura diferente dos olhos. Você já teve dificuldade para adaptar seus óculos, por exemplo, como se eles não encaixassem direito no rosto?

Após uso de uma placa de acrílico por um período de tempo, com uso contínuo, conseguimos diagnosticar o problema. Se esse for seu caso, você pode tratar isso de três formas: por meio de reabilitação, com próteses, resinas e outras medidas super modernas, com tratamento ortodôntico ou por meio de cirurgia.

A cirurgia é necessária?

Vale destacar que somente 20% dos casos necessitam mesmo de cirurgia. Pouco, né? Hoje temos  técnicas  super modernas de pequenas cirurgias feitas no consultório que permitem o que chamamos de  ancoragem esquelética, as quais remodelam uma boa parte destas assimetrias ósseas que estão ajudando a provocar as dores, que  de bom não têm nada.

Existe um ou mais caminhos para se livrar da dor crônica e ainda ter um sorriso lindo, saudável e que funcione bem. Temos que pensar não só em função, mas também em estética e vice-versa. Com a Bioestética do Sorriso pregamos isso. Em outras palavras, não pode ser  bonitinho, mas ordinário.

cta simone

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *