Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Bruxismo: conheça os tipos, sintomas, causas e tratamentos

Como identificar o bruxismo? Quais prejuízos pode trazer à saúde? Quais as formas de tratamento?

São muitas as perguntas sobre o bruxismo, definido pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou à noite, durante o sono.

Estudos indicam que cerca de 85% das pessoas apresenta ranger dos dentes em alguma etapa da vida. Não há evidências de predileção por gênero ou hereditariedade. O bruxismo geralmente inicia entre dez e vinte anos de idade, com maior prevalência entre os 19 e 44 anos.

Porém, a grande maioria não tem consciência deste hábito involuntário. Ele pode aparecer de forma leve, sem causar grandes problemas. No entanto, em sua configuração mais aguda, pode provocar desordens nas articulações, dores de cabeça e nos ouvidos.

Os tipos

Também conhecido pelos especialistas por briquismo, é subdividido em dois grupos: bruxismo de vigília (diurno) e o bruxismo noturno (sono).

O diurno é caracterizado por atividade involuntária na mandíbula enquanto a pessoa está acordada. Estresse, ansiedade, frustração, raiva ou alguns hábitos como mordiscar lábios, bochechas ou roer as unhas podem desencadear o seu surgimento.

Já o bruxismo noturno é mais difícil de diagnosticar. Ele é caracterizado por um movimento similar ao da mastigação e o indivíduo não consegue perceber. Mesmo assim, é possível identificar o problema com uma visita ao dentista.

As causas

É muito importante saber o que originou o bruxismo e também a existência dele para que se encontre o tratamento ideal.

As causas são multifatoriais, mas ele é frequentemente associado a:

  • Ansiedade e estresse
  • Frustração e raiva reprimida
  • Agressividade ou personalidade hiperativa
  • Hábitos como mordiscar lábios e bochechas ou roer as unhas
  • Resposta para dor de ouvido ou dor de dente (em crianças)
  • Crescimento e desenvolvimento das arcadas e dos dentes (em crianças)
  • Complicações de uma patologia sistêmica como a doença de Huntington ou doença de Parkinson
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos, como os antidepressivos ou drogas pesadas, como a cocaína e heroína
  • Dificuldades respiratórias (estudos mostram que expansão da arcada dentária, nos casos de atresia de maxila, melhora a respiração e diminui o bruxismo)
  • Outros problemas do sono, como a apneia do sono
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca

Também há estudos que associam a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e o bruxismo. A AOS é uma patologia caracterizada por episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas superiores, que ocorre durante o sono, usualmente relacionados à redução na saturação do oxigênio do sangue. Muitas pesquisas sempre procuraram a associação entre bruxismo, AOS e refluxo.

Existe uma teoria que defende que, em uma crise de apneia durante o sono, o bruxismo pode ser um mecanismo que salva nossas vidas, pois o mesmo não seria mais nada que o reflexo do despertar cortical e, ao despertar cortical, os núcleos motores estariam mais ativos, neutralizando a acidez das vias aéreas com ativação das glândulas salivares e, ao mesmo tempo, ao movimentar os músculos, acordaríamos e sairíamos da apneia.

Bruxismo em crianças

O bruxismo do sono é frequentemente observados em crianças e pode ter várias implicações na saúde. É muito mais do que o desgaste dentário, uma vez que é associado à dor orofacial, dores de cabeça  e ouvido e outros distúrbios do sono mais graves, como os respiratórios.

Os pais devem prestar bastante atenção nos filhos entre 5 e 7 anos de idade, pois o problema pode trazer consequências como fraturas, desgastes e sensibilidade nos dentes. Apesar de não apresentar risco de vida, esta condição clínica pode influenciar na qualidade de vida e do sono dos pequenos.

Como o aparecimento do bruxismo pode estar relacionado a transtornos como ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção e prescrição de medicamentos controlados, é importante que o tratamento seja multidisciplinar incluindo, além do dentista, psicólogo e até mesmo fonoaudiólogo.

Os tratamentos

Existem diversos tratamentos que podem ser indicados, mas sempre de acordo com o tipo e intensidade do bruxismo. Os principais objetivos são minimizar a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.

Uma placa para bruxismo é uma opção. Existem muitos tipos, tanto para os dentes superiores como inferiores. Elas podem ser projetadas para manter a mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função.  O dentista é o profissional que irá escolher a melhor placa para cada caso.

Caso o bruxismo esteja associado ou se suspeite de apneia e refluxo associados a ele, antes do diagnóstico conjunto com a área médica, o ideal é uma placa de avanço mandibular para não piorar o caso.

Os sintomas

Agora que você já entendeu o que é o bruxismo, suas causas e tratamentos, fique atento aos sinais mais comuns e recorra ao dentista se:

  • Seus dentes estão desgastados, lascados ou soltos
  • Você apresenta dor na mandíbula, na face ou nos ouvidos
  • Outras pessoas informam que você faz ruídos enquanto dorme
  • Sua mandíbula não abre e fecha completamente
  • Range ou aperta os dentes involuntariamente
  • Se o esmalte dental está desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
  • Se houver um aumento da sensibilidade dentária
  • Caso tenha dor na face ou na mandíbula
  • Se tiver dores de ouvido ou enxaquecas

Lembre-se! O bruxismo é uma condição séria e que precisa de acompanhamento odontológico especializado e, em muitos casos, necessita de uma avaliação multiprofissional com neurologista, gastro, psicólogo e profissionais da medicina do sono. Cada caso é único e nada pode ser descartado no diagnóstico.

Consulte um dentista especialista em dor orofacial e DTM. Ele vai saber fazer a triagem do seu caso e lhe ajudar.

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *