Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Clareamento Dental: cuidados para um Sorriso Perfeito

Desde que a edição 2023 do Big Brother Brasil começou, a dentição notavelmente branca de alguns participantes vem chamando a atenção de internautas nas redes sociais. A técnica do clareamento dentário ganhou muitos adeptos nos últimos tempos, especialmente os artistas e influenciadores.

Os dentes são uma parte vital para manter uma aparência saudável. E o clareamento dental é uma das formas mais populares de rejuvenescimento facial, um método seguro e não invasivo de melhorar a aparência e a autoestima. Neste artigo, vamos explicar os tipos de tratamento, vantagens e desvantagens de cada um e os passos necessários para obter os resultados desejados.

Como funciona o clareamento dental?

Se você acha que o seu sorriso não projeta a aparência que você deseja e, assim como os famosos, também deseja ter um sorriso perfeito, o dentista é o profissional indicado para avaliar o seu caso e propor o clareamento dentário, caso necessário.

Embora nem todos os sinais de envelhecimento possam ser revertidos, muitas vezes é possível rejuvenescer o sorriso em anos! Isso porque não é apenas nossa pele e músculos que sofrem com o decorrer do tempo.  Nossos dentes ficam mais escuros à medida que envelhecemos. Mesmo o esmalte dos dentes sendo resistente, o desgaste e as microfissuras fazem com que absorvam manchas.

No entanto, também existem outros fatores que fazem com que os dentes mudem de cor ao longo dos anos, entre eles destacam-se, o tabaco, a ingestão de café, chá e vinho tinto, alimentos muito pigmentados, acúmulo de placa ou depósito de tártaro, além de tratamentos com antibiótico a base de tetraciclina, durante a infância ou período de gestação, e traumas na arcada dentária.

Nesses casos, o clareamento dental é bastante eficaz.

Outra consequência do envelhecimento é o que parece ser um ‘triângulo negro’ na linha da gengiva entre os dentes, um espaço vazio onde antes havia osso e gengiva. Existem procedimentos cirúrgicos para mover toda a estrutura de volta, mas nem sempre são 100% eficazes. Facetas de porcelana ou coroas podem cobrir as raízes escuras, dando um aspecto melhor.

Um sorriso bonito pode rejuvenescer

Na estética dental, o clareamento é um dos processos mais conhecidos e utilizados quando falamos sobre beleza do sorriso. Importante destacar que existem dois tipos de manchas que podem ocorrer nos dentes: intrínsecas (se desenvolve no interior do dente), causadas pela ingestão de antibióticos, por exemplo, e extrínsecas (se desenvolvem na superfície do dente), causadas por alimentação ou tabaco. Quem poderá determinar qual o tipo de mancha existente é o dentista.

São dois os tipos de tratamentos mais utilizados nas clínicas dentárias:

Clareamento dental caseiro supervisionado

Nessa modalidade, o dentista entrega uma moldeira específica e individualizada para boca e um gel clareador de baixa concentração para o paciente, além das orientações sobre o procedimento. O paciente leva tudo para casa e, de uma a duas horas por dia, deve usar a moldeira com o gel. Esse tratamento dura, no mínimo, duas semanas e, no máximo, um mês e meio. O ideal é que o dentista supervisione todo o processo para controle dos resultados e dos efeitos adversos que podem acontecer.

Clareamento dental no consultório

Esse é um método conhecido como clareamento dental a laser. Por meio desse tratamento, o dentista aplica um gel clareador com concentração maior do que o produto usado no procedimento caseiro. Geralmente são realizadas quatro sessões de 40 ou 50 minutos cada, uma vez por semana. Alguns dentistas costumam aplicar o clareador e, na sequência, usar o laser.

Além desses dois tipos de procedimentos, existem fitas clareadoras e cremes dentais que podem ser comprados na farmácia e deixam os dentes mais claros. No entanto, esses produtos não são tão efetivos e podem promover desgastes dos dentes, pois são abrasivos.

O antes e depois do clareamento dental.

*foto de paciente da Clínica Simone Prada Odontologia.

A Dra. Simone Prada, especialista em bioestética dental, ressalta a necessidade de um acompanhamento profissional, por questões de segurança e para que o resultado fique com um aspecto mais natural possível. “Não recomendamos o clareamento caseiro, pois o ácido pode escorrer para uma parte da raiz do dente, o que pode causar sensibilidade dental e irritação na gengiva. Alguns pacientes também reclamam de desconforto gástrico por causa da ingestão do gel clareador. Para proteger a saúde da boca é melhor fazer o clareamento à laser, com proteção da parte gengival dos dentes”, explica.

A dentista também lembra que nem todos podem fazer o branqueamento dentário. A lista inclui mulheres gestantes e mulheres em período de amamentação, menores de idade, pacientes que finalizaram tratamento de câncer de boca e pessoas alérgicas ao peróxido de hidrogênio, substância do gel clareador.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *