Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

É possível reduzir a assimetria de face sem cirurgia. Saiba como o dentista pode ajudar.

Grande parte dos pacientes com problemas de assimetria facial não quer fazer cirurgia para corrigir o problema e melhorar a estética. Tradicionalmente, as assimetrias se corrigem com cirurgia ortognática.  No entanto, a diretora da clínica e mestre de ortodontia, Simone Prada, vinda de uma família tradicional da odontologia, se especializou no tema e já atendeu centenas de pacientes com essa necessidade: corrigir a assimetria da face e melhorar a aparência sem passar por uma intervenção cirúrgica.

O que é Assimetria Facial?

Quando você sorri, aparece mais um lado da gengiva do que o outro no rosto? Seu lábio some mais de um lado do que do outro no sorriso? Seus dentes têm pequenas deformidades, são um pouco tortos ou com vãos?

Assimetria facial é algo que quase todo mundo tem.  Em algumas pessoas, passa despercebida, porém há quem se incomode bastante com a diferença entre os lados direito e esquerdo do rosto.

Na verdade, mais que apenas uma questão estética, ela pode impactar o cotidiano das pessoas nas tarefas mais básicas como comer, dormir e respirar, além de causar outras enfermidades como dor crônica.

Mas como é feito o diagnóstico e qual o papel do dentista no tratamento que deixa o rosto mais harmônico?

Na primeira consulta, o dentista vai analisar suas principais queixas, o que o incomoda. Depois, é realizado um Planejamento Digital do Sorriso, com captura de imagens no computador para ajudar a redesenhar esse quadro e mascarar a assimetria do sorriso.

Com alguns exames clínicos e radiológicos é possível determinar o grau da assimetria e o melhor procedimento para reduzi-la.

Grande parte dos casos pode ser corrigido com ortodontia sem cirurgia. Nos de assimetria facial leve, onde não há funcionamento incorreto dos ossos, mas existem dentes apinhados ou desalinhados, os aparelhos ortodônticos são fundamentais para a correção da mordida. Em outros, é necessária uma complementação com facetas.

Quando os requisitos técnicos restauradores se juntam aos desejos e necessidades do paciente, os resultados são alcançados, fortalecendo a autoestima da pessoa e criando um caminho certo para um sorriso confiante e bonito.

Abaixo, dois exemplos: a paciente Katia Kawasaki, que exibe um sorriso mais harmônico após o uso de aparelho ortodôntico, que corrigiu a projeção do queixo, dando a estética da face que ela sempre sonhou. E o melhor, sem cirurgia ortognática.

Já o paciente Walmir, um caso de grande assimetria com mordida invertida, que foi corrigido com ortodontia, levando um pouco para trás os dentes  inferiores e melhorando a mordida. Finalizou o restante da correção com facetas.

Se você se incomoda com a assimetria facial, o primeiro passo é procurar um profissional de confiança!

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *