Sorriso perfeito: o que você precisa saber para conquistar o seu. - Clínica Simone Prada

Sorriso perfeito: o que você precisa saber para conquistar o seu.

Aquele sorriso de causar inveja, com dentes perfeitos, é o desejo de muitos pacientes que procuram um consultório odontológico. Afinal, sorrir com confiança impacta diretamente na autoestima das pessoas, com resultados positivos, na saúde física e emocional.

Por isso, um sorriso bonito tem sido foco de atenção na odontologia para melhorar a aparência e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

Mas, quando o paciente faz a pergunta “Como deixar meus dentes perfeitos?” – o que precisa ser esclarecido é que não há um padrão. Isso porque cada indivíduo tem suas características próprias, com diferentes formatos de rostos.  Na hora de decidir sobre um procedimento estético odontológico, o dentista leva em consideração o tipo facial do paciente, a idade, entre outros requisitos.

A saúde da boca

Antes de se falar em estética dental, é preciso orientar para a saúde bucal. Os dentes devem estar saudáveis, o que significa sem cáries e doenças periodontais.

Manter a saúde bucal requer hábitos constantes por parte do paciente. As visitas ao dentista devem ser periódicas. A escovação deve acontecer pelo menos duas vezes ao dia, sem esquecer língua e gengiva.

É preciso usar enxaguante bucal e passar fio dental diariamente para remover as bactérias onde a escova não alcança. A alimentação tem um peso importante, devendo-se optar sempre por alimentos mais saudáveis, evitando açúcares e ácidos, além dos alimentos muito pigmentados.  O ideal é não fumar. O cigarro deixa os dentes amarelos com o tempo.

Os procedimentos para um sorriso perfeito

A odontologia estética oferece diversas opções de tratamento para renovar o sorriso de qualquer pessoa. Mas, como já destacamos, cada indivíduo tem suas próprias particularidades, que devem ser avaliadas e respeitadas para que o resultado final seja natural e harmonioso.

Um tratamento odontológico bem sucedido é aquele em que, quando uma outra pessoa ‘bate o olho’ em você, vai perceber que está com uma aparência melhor, mais jovem, mas não consegue identificar na hora, onde foi feita a mudança.

Segundo  Simone Prada, ortodontista e reabilitadora, especialista em dor orofacial e diretora da Clínica Simone Prada Odontologia Integrada, o paciente deve receber um tratamento estético – e também funcional – para que se sinta muito mais satisfeito, confiante, motivado e saudável.

Para a dentista, esse é o grande desafio, proporcionar às pessoas o melhor dos dois mundos: boa função e boa estética, de acordo com a idade e o tipo facial de cada um. Para isso, o processo começa com o uso da tecnologia, com instrumentos e fotografias em movimento da face do paciente, para uma melhor avaliação.

É o chamado ‘Test Drive’, um recurso que estuda a estética do rosto e do sorriso e, então, checa as possibilidades de tratamento, que são variadas.

“A estética não é apenas do sorriso, mas também do perfil, da face como um todo, mais jovem e atraente”, ressalta.

Cada vez mais, novas e eficientes técnicas são desenvolvidas na odontologia estética para o conforto e satisfação dos que procuram atendimento. Entre os procedimentos mais comuns, destacam-se:

1. Clareamento dentário

É uma das técnicas mais simples e econômicas. Antes da realização desse tratamento, é necessário que se faça uma limpeza nos dentes e uma avaliação das restaurações.

O branqueamento pode ser feito inteiramente na clínica, ou em casa, após consulta com o dentista, apenas com os produtos indicados pelo profissional, pois o uso de materiais inadequados pode causar o efeito inverso, de escurecer os dentes ou, até mesmo, quebrá-los.

O resultado dura até 2 anos. Caso o paciente tenha o hábito de fumar ou beber muito café, os dentes podem voltar a escurecer antes desse prazo.

2. Facetas de porcelana

Elas fazem parte de uma técnica estética, na qual coloca-se uma capa de porcelana no dente, podendo assim alterar o seu formato, altura, contorno, alinhamento e espaçamento entre os outros dentes, tornando o sorriso natural e uma aparência bonita e saudável. Os benefícios estão na durabilidade, pois os resultados desse procedimento podem permanecer por até 15 anos.

3. Aparelhos dentários

Além da questão estética, os aparelhos ortodônticos também ajudam na prevenção da perda de dentes, doenças na gengiva e danos à articulação da face, além da melhora na mastigação, dicção e respiração.

Existem várias opções de aparelhos ortodônticos, entre eles:

  • Aparelho fixo: pode ser de porcelana, policarbonato ou aço inox. São os mais comuns e colados à superfície de fora ou de dentro dos dentes (técnica lingual).
  • Aparelho móvel: não é fixado ou colado nos dentes, mas ajuda a posicioná-los, exercendo pressão também nos ossos maxilares. Podem possuir uma ação ortopédica, auxiliando no controle do crescimento dos ossos da face.
  • Alinhadores transparentes: são removíveis termoplásticos, transparentes e discretos, que promovem a correção dos dentes, como o Invisaling®.

4. Implantes dentários

Os implantes dentários são substitutos para dentes faltantes. Eles são feitos de diversos materiais, como titânio e porcelana.

Primeiro, uma raiz é inserida no local onde antes havia o dente perdido. À medida que o osso da mandíbula cicatriza, ele cresce ao redor dessa raiz, fixando-a no lugar e criando uma base forte para o implante dentário.

Os implantes podem ser de um único dente ou mesmo de toda uma arcada dentária, com resultados muito naturais.

A Odontologia Estética realiza sonhos de estética, priorizando a saúde do paciente. Ela pode trazer resultados cada vez mais satisfatórios, pois sempre está em busca de abordagens personalizadas.

Quer saber mais? Acompanhe a Dra. Simone Prada no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

A clínica também está no Youtube.  Acesse https://youtu.be/Ue8EOln5er0
Confira nossos vídeos e inscreva-se no nosso canal!

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar com a equipe da clínica, clique aqui.

 

 

 

 

2020-11-23T12:05:25-03:00

Deixar Um Comentário